Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bolsão tem seis na lista ?suja? do Ministério do Trabalho

A lista inclui Mato Grosso do Sul na 5ª posição no ranking nacional de trabalho escravo.

Empresários da Região do Bolsão foram citados na “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por exploração de mão-de-obra escrava. A lista, divulgada na semana passada, inclui Mato Grosso do Sul na 5ª posição no ranking nacional de trabalho escravo.

Ao todo, 18 empresários foram citados na lista por manter um total de 1.679 trabalhadores em condições semelhantes à escravidão entre os anos de 2003 e 2009. Deste total, seis eram da Região do Bolsão.

Conforme dados do MTE, na lista aparecem as seguintes empresas e propriedades rurais: Fazenda Piracanjuba (zona rural de Água Clara), Fazenda Caiçara II (Selvíria), Carvão São José (zona rural de Selvíria), Fazenda Pedra Branca (Chapadão do Sul), Fazenda Alto Alegre (Cassilândia), Agrisul Agrícola (zona rural de Brasilândia). O restante dos empresários citados na lista “suja” está distribuído no restante do Estado.

Ainda de acordo com informações do Ministério, com 18 empresários citados, MS fica atrás apenas do Pará (44), Maranhão (29), Tocantins (20) e Goiás (19). No total, a lista suja tem 174 empregadores no Brasil. Em relação à última lista, foram incluídos 13 nomes e retirados outros 34. Entre os novos, está a Agrisul.

A lista suja do MTE é atualizada semestralmente. No cadastro, são incluídos empregadores que não cabe mais recurso judicial em relação à infração trabalhista (escravidão). Para ser excluído do cadastro, é necessário que o empregador corrija a irregularidade identificada durante a inspeção no prazo de dois anos. Caso contrário, o nome permanece na lista.

Ainda segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, as principais causas de manutenção do nome no Cadastro são: não quitação das multas impostas, reincidência na prática do ilícito e, em razão dos efeitos de ações em trâmite no Poder Judiciário. (Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego)