Veículos de Comunicação

10

Bons hábitos na juventude refletem em qualidade de vida na terceira idade

Alimentação saudável, exercícios físicos e bom estado de espírito garantem vida longa, com menos problemas com doenças

Foi comemorado ontem,  1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso – data pouco lembrada num calendário tão recheado de homenagens e congratulações como o brasileiro. Mas nem por isso passou em branco, ao menos entre os que já entraram na casa dos 60 anos e desfrutam de vida saudável. Diversas atividades foram realizadas por todo o País para lembrar e marcar a data.

O Brasil tem hoje a maior expectativa de vida dos últimos 25 anos, que é de 74,9 anos. Em 1990, a “vida” não passava dos 66,4 anos, segundo pesquisas.

Para o geriatra Sidney David Junior existem alguns “segredos” que auxiliam no avanço da idade. Entre eles, o convívio do idoso com a família. “Quando os idosos chegam a certa idade, é natural que os filhos pensem logo num local onde terão cuidados 24 horas por dia – como um lar para seniores. No entanto, isso nem sempre é a melhor opção para o idoso. Cuidar de um idoso também é falar abertamente com ele para saber quais são as suas vontades e necessidades”, explica.

Para os jovens de hoje que queiram chegar com a saúde em dia na terceira idade, o especialista alerta para a alimentação balanceada e prática de atividades físicas. “Alimentar-se bem durante toda a vida, ingerindo frutas, legumes, evitando sal, frituras e açúcares em excesso, diminui os riscos de doenças como a hipertensão e doenças coronarianas, por exemplo. Exercícios físicos regulares podem ajudar a prevenir osteoporoses e até o diabetes”.

O bom humor e a descontração, em detrimento do estresse que pode causar a rotina de trabalho árduo, também contribuem para a prevenção dessas doenças e a construção de uma vida mais saudável, ressaltou Sidney. “Não é apenas o corpo que precisa estar em forma. A mente também precisa de atividade constante. A leitura, o aprendizado de novas línguas ou instrumentos musicais, a prática de atividades sociais e atividades que trabalhem a coordenação, como dança e trabalhos manuais, por exemplo, devem ser praticados sempre, afinal o que não pode acontecer é o envelhecimento e empobrecimento de espírito”, avalia.

LEITURA DIÁRIA

O inglês Jack Potter é um bom exemplo de cuidados na juventude. Hoje, aos 91 anos, ele não quer que sua esposa Phyllis esqueça o amor que os une há mais de 70 anos. Sabendo que Phyllis sofre de demência e falta de memória, diariamente lê para ela o diário que guarda desde o dia em que se conheceram. Potter disse ao jornal Daily Mail Online saber que é isto que mantém a mulher lúcida e o que o faz sentir-se mais feliz.

No diário há relatos – contou Potter – de passeios, viagens, estudos e “até de jogos de basquete que disputamos pelo mesmo time”. Em outra parte, relata que ambos gostavam de plantar verduras e legumes no quintal da casa onde moravam, em Memphis (Inglaterra), para que evitassem consumir alimentos com agrotóxicos.