Veículos de Comunicação

Meio Ambiente

Bracell vai investir no Parque do Pombo em Três Lagoas

Empresa de celulose com florestas em Mato Grosso do Sul vai investir na conservação de parques

Bracell vai investir no Parque do Pombo em Três Lagoas - Divulgação
Bracell vai investir no Parque do Pombo em Três Lagoas - Divulgação

O governo do Estado firmou um termo de compromisso com a Bracell, empresa de celulose com fábrica em Lençóis Paulista, mas que tem florestas de eucalipto em Mato Grosso do Sul, para a conservação de parques estaduais e municipais e proteção de florestas nativas no Estado.

O programa se chama “Compromisso Um para Um”, que é uma ação inédita em que a cada 1 hectare plantado de eucalipto até 2025, a empresa vai proteger, conservar ou restaurar 1 hectare de floresta nativa dentro do Estado. Dentro desta parceria serão beneficiados dois parques estaduais em Campo Grande (Prosa e Mata dos Segredos), assim como o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas.

O documento foi assinado nesta segunda-feira (28), em Campo Grande, pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), e por representantes da Bracell. O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), também esteve presente.

“Viemos aqui fazer o compromisso 1 para 1, que é um programa inédito no Brasil, onde uma empresa ela tem o objetivo até o final de 2025 alcançar para um hectare de eucalipto, manejar ou apoiar o mesmo um hectare de área de conservação nativa. Temos parcerias aqui no Estado, de apoiar unidades de conservação do Estado e também no município de Três Lagoas”, afirmou João Carlos Augusti, gerente de sustentabilidade da Bracell.

“A Bracell tem uma linha de sustentabilidade, que está alinhado com a estratégia do Governo. Então é fundamental que a gente faça um fortalecimento de parcerias. O Estado está criando uma cultura florestal, que se expande, mas com conceito de sustentabilidade inseridos. Pensar no verde, no sistema de cooperação do setor privado e público”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

O prefeito Ângelo Guerreiro também elogiou a parceria firmada. “Compromisso que é bom para as duas partes, tanto para o município que assume parte da sua responsabilidade, e outra parte também evita as queimadas, para preservar o Parque do Pombo, que hoje é de 9 mil hectares, que temos em preservação. Esta reserva é cercada por outras florestas. Esta parceria vai contribuir muito”, ressaltou.