Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Caiu número de mortes no trânsito no Carnaval

De acordo com a Sejusp, a segurança no trânsito vai ser mantida em todo o Estado

As comemorações de Carnaval são notórias por conta dos excessos de bebidas e do aumento no número de acidentes de trânsito e ocorrências policiais. Em 2009, o número de mortes no trânsito em todo o Estado diminuiu 80%, comparado ao reinado momesco do ano passado.
Os dados são da Superintendência de Inteligência (Sisp) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com base nas ocorrências registradas pela Polícia Civil da meia-noite do dia 20 à meia-noite da quarta-feira de Cinzas (25). Sobre a queda nas mortes no trânsito, foram 10 em 2008 contra 2 neste ano.
Outro fator que apresentou queda expressiva (40,25%) foi no número de furtos em residência, sendo 144 em 2009 contra 241 no ano passado. Roubos de veículos caíram 37,5%, de 16 em 2008 para 10 neste ano. Não foram registrados casos de estupro no Carnaval de 2009; no ano passado, foram 7 ocorrências. 
“Tivemos um Carnaval tranquilo. Foram observadas reduções nas ocorrências em todo o Estado, principalmente em delitos como homicídio doloso, culposo de trânsito e roubos e furtos. No geral, a queda foi de mais de 30%. O efetivo da Sejusp, tanto na capital e no interior, esteve empenhado, e os números positivos são reflexo do trabalho dos policiais e dos investimentos feitos pela atual gestão na área de segurança pública”, avalia Wantuir Jacini, secretário de Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a Sejusp, a segurança no trânsito vai ser mantida em todo o Estado, com blitze e orientações aos condutores sobre os abusos. Em Três Lagoas, o trânsito tem feito vítimas diuturnamente. Como aconteceu ontem (2) à tarde, no cruzamento da avenida Eloy Chaves com a rua Monir Thomé, onde a motociclista Talita Ferratti, que estava acompanhada por uma colega na garupa da moto Honda Titan, placa CZS-4946, de Marília-SP, foi violentamente colhida pelo Celta DXY-7931, de Araçatuba-SP. Felizmente, nenhum o acidente não foi grave, sendo a vítima socorrida ao Hospital Auxliadora.