Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Câmara realiza sessão para outorga de título de cidadão

A solenidade contou com a presença da prefeita Simone Tebet

Em sessão solene, realizada na manhã de ontem (6), a Câmara Municipal outorgou o título de cidadão três-lagoense ao jornalista e empresário, Antônio João Hugo Rodrigues, proprietário do Correio do Estado.
A outorga do título foi proposta pelo vereador Idevaldo Claudino da Silva (PT) e aprovada em Plenário por todos os vereadores. O propositor do título alegou a homenagem “à cobertura jornalística” que o referido órgão de Comunicação impresso, de circulação diária e estadual, vem dando ao município de Três Lagoas.
A solenidade contou com a presença da prefeita Simone Tebet; Juiz de Direito, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Três Lagoas, Paulo César de Figueiredo; sub-tenente Roberto Ramires Mesa, representando a 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro; e o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Eduardo Rocha, entre outras autoridades.
Na mesma solenidade, foi entregue Moção de Congratulação, proposta pelo vereador Jorge Augusto Martinho (PMDB), ao proprietário do semanário Correio de Três Lagoas, Luiz Corrêa da Silveira.
Na homenagem, foram destacados vários pontos do currículo do jornalista Antônio João e sua trajetória de vida profissional, iniciada como vendedor de jornal, entregador, linotipista, paginador, impressor gráfico, repórter fotográfico, redator e editor.
Pelo trabalho que desempenha através do Correio do Estado, Antônio João também possui em seu currículo importantes títulos e homenagens, entre eles, a Medalha de Mérito Legislativo, outorgada no dia 12 de setembro de 2002 pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul; título honorífico de Gran Colar, da União dos Comendadores e Cidadãos Honorários do Brasil; Ordem da Bandeiras, no grau de Comendador, da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros, em Brasília; Membro Honorário da Força Aérea Brasileira; Diploma-homenagem da Polícia Ambiental do Mato Grosso do Sul; sócio-benemérito da Sociedade Pestalozzi de Campo Grande; Medalha a La Integración “Simon Bolívar”, outorgada pela Câmara Internacional de Pesquisas Y Integración; título benemérito outorgado pela Federação de Futebol de Salão do Mato Grosso do Sul; Diploma da Medalha Imperador D. Pedro II, pelos relevantes serviços ao Corpo de Bombeiro Militar; e título de cidadão Antoniojoanense, em 20 de janeiro de 2006. Em seu pronunciamento, a prefeita Simone Tebet lembrou as origens familiares e o pai do homenageado, jornalista José Barbosa Rodrigues, um dos fundadores do Jornal Correio do Estado, e da professora Henedina Hugo Rodrigues, ambos já falecidos.
Na política, Antônio João foi eleito primeiro suplente do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), em 2002. Ele chegou a ocupar uma cadeira no Senado, por ocasião da campanha política de Delcídio do Amaral, como candidato ao governo do Estado, em 2006.
“Este é um título de reconhecimento, não só à pessoa de Antônio João, mas a toda uma família, que registrou a história de Mato Grosso do Sul, através dos meios de Comunicação”, observou a prefeita.