Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Campanha ‘masculina’ alerta para prevenção contra câncer

“Novembro Azul” estimula combate a tumor maligno em homens por meio de diagnóstico precoce

Novembro é o mês marcado pelo estímulo à prevenção de doenças em homens, principalmente por meio da campanha nacional “Novembro Azul”, que tem como objetivo promover a saúde masculina e, principalmente, combater o surgimento do câncer de próstata por meio de diagnóstico precoce, realizado através do exame de sangue e do toque retal. A campanha é realizada pelo quarto ano seguido no Brasil

O tema escolhido para  2015 é “Cuidar da saúde também é coisa de homem”.

O urologista Rafael Tibiryçá, que atende no Hospital Auxiliadora, afirma que a cada ano mais homens demonstram preocupação com a saúde. Prova disso é o aumento de três-lagoenses que realizaram o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) de janeiro de 2013 a outubro deste ano.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 1.948 homens realizaram o exame PSA no ano de 2013. Coincidência ou reflexos da campanha, fato é que o mês em que mais testes foram feitos foi novembro – foram 194. No ano seguinte o salto foi de 207 testes a mais – 2.155 exames ao todo – o que dá uma média de 179,5 exames por mês. De janeiro a outubro deste ano, a pasta contabilizou 1.587 exames.

De acordo com o especialista, somente neste ano foram diagnosticados quase vinte casos de câncer de próstata em Três Lagoas e foram realizadas dez cirurgias, todas com a utilização de videolaparoscopia (com utilização de câmeras introduzidas por pequenas incisões na pele do paciente). 

Na campanha não é limitada ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e sim à saúde do homem em geral. “Não é só o câncer de próstata. [Na campanha] tem a parte da sexualidade, da andropausa, da reposição hormonal. O homem acaba fazendo outros exames de rotina, que podem resultar no diagnóstico de outras doenças, como o diabetes e a hipertensão”. 

PREVENÇÃO

A afirmação é um clichê, mas prevenir ainda continua como o melhor remédio. “Os diagnósticos têm aumentado bastante. O Hospital Auxiliadora, através do Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL), tem feito biópsia de próstata. Com o diagnóstico precoce, nós iniciamos o tratamento curativo”.

O câncer de próstata é assintomático e o único meio de identificação é através de exames. A medicina orienta que a prevenção inicie aos 40 anos de idade para homens que possuam algum caso na família e acima dos 45 anos para os demais. “É um câncer altamente genético. Não tem nada que se possa evitar, embora uma alimentação saudável ajuda e diminui a incidência da doença. Porém, não tem um medicamento para evitar o câncer de próstata. Somente o diagnóstico precoce”.

TRATAMENTO

De acordo com o especialista o tratamento curativo é através de três meios: a braquiterapia (radioterapia interna), a radioterapia e a cirurgia radical, que dentre os três possui melhor prognóstico.