Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Campanha Nacional de prevenção ao câncer de pele acontece sábado

Atendimento será realizado em cinco municípios do Estado, entre eles Três Lagoas

Acontece neste sábado (5), das 8h às 16h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. O atendimento será realizado simultaneamente em 23 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul.

Pacientes de Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Anastácio receberão atendimento médico e, em caso de suspeita de câncer de pele, serão encaminhados a tratamento gratuito. Além disso, estão previstas atividades educativas com orientações sobre fotoproteção e dicas de como identificar indícios de câncer da pele.

Todo o atendimento será gratuito. O objetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que por meio dessa iniciativa o evento seja a maior campanha médica do mundo a ser realizada em um único dia, além de manter o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele – tipo mais comum no Brasil.

METAS

A meta deste ano é superar a marca de 43.800 consultas realizadas em 2008 em todo o país. No ano passado, do total de pessoas examinadas, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade.

O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

Em Três Lagoas a meta é atender mais de 150 pessoas. Nos anos anteriores a média de ficou em 200 atendimentos. Três médicos farão atendimento ao longo do dia.

RESULTADOS

Ao final de todas as atividades os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. 

 Os números vão contribuir para gerar subsídios voltados ao conhecimento epidemiológico do câncer da pele em todo o país, bem como instrumentação para novas ações preventivas.