Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cartórios tiveram ontem movimento tranquilo para regularização do título

Tanto o Cartório da 9ª Zona Eleitoral, como o da 51ª, ambos da Comarca de Três Lagoas, tiveram o movimento normal de eleitores, ontem (16), último dia para regularizar o título.
Em Campo Grande, “o movimento na Central de Atendimento no Fórum Eleitoral teve um aumento significativo nos últimos três dias”, segundo informou Chefe da Central, Luis Carlos Barbosa.
Em Três Lagoas, a movimentação foi aumentando gradativamente nas últimas semanas, mas sem aglomeração de eleitores ou necessidade de formação de filas de espera.
No Cartório da 9ª Zona Eleitoral, que engloba também os eleitores do município de Selvíria, 174 títulos de eleitor estavam sujeitos a serem cancelados, porque havia faltado a três eleições consecutivas.
Na 51ª Zona Eleitoral, o número de eleitores faltosos era de 240. O total de títulos de Três Lagoas, que estavam sujeitos ao cancelamento, não contabilizando os títulos de eleitores de Selvíria (23), era de 391.
Parte dos eleitores que compareceu aos Cartórios, nos últimos dias, nem estava sujeito ao cancelamento do título, mas procurou, mesmo assim, regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.
Segundo divulgou o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), até às 18 horas de quarta-feira (15), apenas 421 pessoas haviam regularizado o seu título de eleitor em todo o Estado, o que corresponde apenas a 4,52% do total de eleitores que estavam em situação irregular.
Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com dados fornecidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais, registrou que 582.828 eleitores estavam na situação de faltosos.
Os eleitores que não regularizaram sua situação até ontem (16), porque faltaram a três eleições consecutivas, estão sujeitos a ter o título cancelado, a partir do dia 30 de abril.