Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Chuva prejudica campanha nacional de vacinação

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram atingidos apenas 67% do número de crianças de até cinco anos de idade

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacina contra a Poliomielite, a paralisação infantil, foi prejudicada pelas chuvas, pouco intermitentes, que caíram sobre a Cidade, durante todo o dia de sábado (19).

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram atingidos apenas 67% do número de crianças de até cinco anos de idade. Por isso, a Campanha da segunda dose da vacina da Poliomielite irá estender-se por mais 15 dias, levando em consideração a previsão de tempo instável para os próximos dias. A meta é vacinar 95% das crianças de até cinco anos.

Estima-se que a população de 0 a 5 anos seja em torno de 7,2 mil. Para esta segunda fase da campanha a meta seria vacinar 6.980. No entanto, foram vacinadas apenas pouco mais de 4,6 mil crianças.

Na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS), as equipes atenderam poucas crianças, cujos pais arriscavam os pequenos intervalos de estiagem para se deslocar até os postos de vacinação.

Na UBS do bairro Interlagos, por exemplo, aberta às 8 horas, em quase duas horas, a equipe havia vacinado pouco mais de 30 crianças. O movimento estava bem abaixo do normal, por causa da chuva.

O mesmo ocorreu no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Paranapungá, onde as mães também aguardaram melhorar o tempo para levar seus filhos para receber a segunda dose da vacina.

Além da vacina contra a paralisia infantil, ao verificar as Cadernetas de Saúde, a equipe constatava se o calendário de vacinas estava em dia, segundo explicou a enfermeira Rosalba Nascimento. “Se estiver faltando alguma vacina, a gente aproveita a ocasião para atualizar o calendário de vacinas, que são obrigatórias”, informou Rosalba.

O movimento era semelhante na UBS do bairro Santo André. Até por volta das 10 horas, haviam sido vacinadas em torno de 80 crianças. No período da tarde, em todos os posto de vacinação, o movimento foi mais intenso.

No sábado, conforme o fraco movimento nos postos de vacinação, já existia a previsão de que as metas de vacinação não iriam ser atingidas.