Veículos de Comunicação

Superação

Com lúpus, três-lagoense contraria diagnóstico médico e consegue engravidar de gêmeos

Scarlett Bethânia Dias Santana convive com a doença há 6 anos e é exemplo de vitalidade

Scarlett Bethânia Dias Santana convive com a doença há 6 anos e é exemplo de vitalidade - Reprodução/TVC
Scarlett Bethânia Dias Santana convive com a doença há 6 anos e é exemplo de vitalidade - Reprodução/TVC

Scarlett Bethânia Dias Santana é uma três-lagoense de 29 anos que quebrou as regras da medicina. Ela tem lúpus – doença inflamatória autoimune – e, por conta da doença, a medicina dizia ser impossível engravidar. O milagre na vida da dona de casa veio em dobro com a chegada dos filhos gêmeos. O diagnóstico da doença veio há 6 anos, após o parto da filha mais, Analu.

O lúpus pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. É uma doença crônica e portanto não tem cura. O tratamento  é medicamentoso e a Scarlett chega a tomar 16 comprimidos de remédios por dia. Todos são fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Scarlet é a prova de que nem sempre a ciência é exata e absoluta. Enquanto a medicina a impedia de mais uma gestação, ela se agarrou a fé e acreditou que poderia engravidar de novo. E para surpresa da família, vieram os gêmeos Cecília e Gael. “Não quero romantizar a doença, mas o lúpus me ensinou muita coisa. O fardo nunca será maior do que posso aguentar. E, sobretudo, eu sou capaz de tudo. De tudo aquilo que esteja dentro das minhas limitações”, afirma.

Acompanhe