Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Conferência Nacional do Idoso é aberta hoje

Será aberta hoje (18), em Brasília, a Segunda Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2ª CNPDI). O encontro contará com a participação de 508 delegados e delegadas eleitos nas etapas estaduais e distrital, bem como de 28 delegados natos, membros do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), além de convidados e observadores. Ao todo, serão mais de 800 pessoas de todo o País. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar da abertura do evento, em solenidade prevista para as 19 horas (horário de Brasília).
Neste ano, o tema da conferência é “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”.   O evento é coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), de representantes de entidades da sociedade civil e órgãos públicos que compõem o CNDI.

DADOS

O Brasil está envelhecendo, mas o próprio brasileiro parece não enxergar a realidade. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 revelam que a população idosa chega a quase 20 milhões de habitantes, ou 10,5% do total de brasileiros. O País ainda caminha a passos lentos rumo à erradicação de problemas que complicam a vida de quem tem 60 anos ou mais. Entre os principais problemas de envelhecimento digno do cidadão estão as dificuldades de acesso à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer, além do problema da violência e maus-tratos e o mau atendimento do transporte público.
Segundo estudo do IBGE, divulgado em novembro de 2008, a população brasileira passará de 190 milhões em 2008 para 220 milhões de habitantes em 2039/2040, e então começará a diminuir. Em 2050, seremos 215 milhões de brasileiros, o que implica necessariamente nosso envelhecimento. (C.A.)