Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Confirmada 2ª morte pela nova gripe em Três Lagoas

Os dois casos, conforme nota oficial, são referentes a duas mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta quinta-feira (3) a confirmação de mais dois casos positivos da nova gripe, A (H1N1), em Três Lagoas.

Os resultados dos exames, realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, chegaram ao conhecimento do Município ainda ontem.

Os dois casos, conforme nota oficial, são referentes a duas mulheres, uma de 44 anos, que veio a óbito no dia 25 de agosto, e a outra, uma gestante de 25 anos.

De acordo com a secretaria de Saúde, as duas pacientes apresentaram os sintomas no mesmo dia, 22 de agosto, e foram internadas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Porém, no caso de C.M.S.O o quadro se agravou e a paciente veio a óbito depois de três dias internada, por volta das 23 horas do dia 25 do mês passado.

Conforme informações divulgadas na época, a mulher apresentava outros agravos de saúde. Ela era residente da cidade de Nova Guataporanga (SP) e no dia 14 de agosto havia sido internada no hospital de Tupi Paulista com problemas de saúde. Três dias depois, a paciente passou por uma nova internação, até que os familiares optaram por trazê-la para Três Lagoas. Até então, a mulher não havia apresentado os sintomas da gripe. Ela foi internada na noite do dia 22. No dia seguinte, a paciente foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Embora, a paciente seja de outro município, a Secretaria de Saúde informou que o caso será contabilizado no Município. O Departamento de Vigilância em Saúde informou que já havia entrado em contato com a Secretaria de Saúde de Nova Guataporanga anteriormente para informar sobre a suspeita e já repassou o resultado do exame laboratorial.

Em relação à gestante, o Município informou que a paciente foi tratada e já recebeu alta hospitalar.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve acompanhamento domiciliar e acompanhamento de familiares nos dois casos.

DADOS

Segundo o “boletim da Influenza A (H1N1) número 7”, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ontem, seis pessoas morreram em decorrência da nova gripe em Mato Grosso do Sul. As mortes foram registradas nos municípios de Campo Grande (2), Três Lagoas (2), Fátima do Sul (1) e Dourados (1).

Até o momento, o Estado registrou 161 casos suspeitos da doença. Destes, 43 foram confirmados por meio de exames laboratoriais e 63 descartados. Boa parte dos casos da doença está concentrada em Campo Grande; 12, ao todo.
 
Dourados aparece em segundo lugar com o total de sete casos, seguida de Três Lagoas, que já tem seis casos confirmados da doença. Em Corumbá, houve três casos confirmados desde o surgimento da nova gripe.

Ainda segundo o balanço, casos foram confirmados em 11 municípios sul-mato-grossenses.

O novo boletim aponta também que a maior incidência da doença permanece em pessoas na fase adulta. Foram 29 casos confirmados entre pessoas na faixa etária entre 20 e 49 anos. As estatísticas apontam também que as mulheres são as mais afetadas. Dos casos confirmados, 24 pacientes são do sexo feminino, contra 19 do masculino.

Ainda segundo a SES, dos 43 casos, 12 não foram hospitalizados e, em 31, houve internação.