Veículos de Comunicação

A Casa É Sua

Setembro Amarelo: conheça as 'portas de entrada' para o combate ao suicídio

Confira a sequência da nossa série de reportagens especiais sobre o Setembro Amarelo

Confira a sequência da nossa série de reportagens especiais sobre o Setembro Amarelo - Reprodução/TVC
Confira a sequência da nossa série de reportagens especiais sobre o Setembro Amarelo - Reprodução/TVC

Dando sequência a nossa série especial da campanha Setembro Amarelo,  que esse ano traz como tema: "a vida é a melhor escolha", hoje nós vamos exibir uma reportagem a respeito de onde encontramos, por meio do sus, o acesso à prevenção ao suicídio e aos transtornos mentais.

Dados da rede de atenção psicossocial apontam que – entre maio e agosto deste ano – 746 moradores de três lagoas buscaram por um primeiro atendimento no ambulatório de saúde mental, sem contar no acolhimento realizado em 46 adolescentes com mais de 12 anos. Em números absolutos foram mil 745 consultas realizadas ao todo – incluindo pacientes antigos. O Caps II efetuou mil 101 consultas, e outros 938 atendimentos no Caps Ad.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, a cada dia  38 pessoas tiram a própria vida em média. Em Três Lagoas, as Unidades de Saúde são as primeiras portas de entrada para a prevenção ao suicidio.

"A equipe de jornalismo do Grupo RCN de Comunicação preparou uma série especial sobre a Campanha Setembro Amarelo e a importância da saúde mental. Três reportagens destacam as evidências, cuidado e sintomas que levam uma pessoa a decidir tirar a própria vida. Especialistas ajudam a identificar doenças emocionais e dão dicas de como ajudar o próximo. Quais são os atendimentos gratuitos oferecidos em Três Lagoas? Do outro lado, relatos de quem conseguiu superar uma depressão e voltou atrás nos últimos segundos". 

Confira a reportagem completa: