Veículos de Comunicação

Três Lagoas

"Consumo Sustentável" reúne mais de 80 participantes

Durante todo o dia os participantes receberam informações sobre consumo consciente

Mais de 80 pessoas participaram durante todo o dia de hoje do curso “Formação de multiplicadores em educação para o consumo sustentável”. Com o objetivo de mudar o comportamento e o hábito foram trabalhados cinco vertentes, onde os participantes tiveram acesso aos temas de Saúde e Segurança, Direito do Consumidor, Publicidade, Ética e Meio Ambiente, todos relacionados ao consumo sustentável.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Sesc, Luzimayre De Lamari, além de trabalhar a consciência ambiental a sociedade precisa refletir sobre os impactos do consumo e da degradação do meio ambiente, por isso, o Sesc em parceria com o Inmetro realizam curso em várias cidades do Estado.

De acordo com a gestora do programa, Kátia Facina, o curso vem sendo realizado desde 2007, e passou por algumas mudanças para ser ministrado no interior. “Começamos em Campo Grande com formato de 40 horas. Nós trabalhamos com os vários segmentos da sociedade e envolvemos palestras, vídeos e oficinas. Para atingir o público escolar, criamos um novo formato, que é o curso 24 horas Aluno Cidadão. Depois disso veio este curso com duração de 8 horas, que facilita o acesso das pessoas”, explica a gestora.

Embora o curso tenha duração de apenas 8 horas, ele segue os mesmos padrões do primeiro, de 40 horas. A única diferença está nas oficinas.

“Trabalhamos todos os conteúdos. Este formato foi adaptado para podermos formar os multiplicadores e falar de sustentabilidade em um tempo mais curto, onde as pessoas possam comparecer”, ressalta.

Ela enfatiza ainda a necessidade de cuidar do meio ambiente. “As pessoas tem que se conscientizar. Se não cuidarem agora, com certeza vão faltar recursos. Por isso nossa preocupação em formar multiplicadores conscientes”.

Os participantes ouviram ainda os palestrantes Gilson Arimura Arime, Analista de Projetos da MSGÁ, Larissa Crepaldi, publicitária, Luis Carlos Alonso, diretor do Procon de Três Lagoas  e Sérgio Maia Miranda, diretor técnico do Inmetro.

Ao final do dia todos receberam certificados. O próximo “Formação de multiplicadores em educação para o consumo sustentável” está previsto para acontecer em Dourados.