Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Coordenadora do conselho Tutelar fala sobre ocorrências

As crianças que sofrem qualquer tipo de abuso recebem um tratamento todo especial visando à reestruturação desse menor

Esteve presente nos estúdios do RCN Notícias na manhã desta terça-feira (17) a Elizete Quintino de Oliveira Coordenadora e Conselheira do Conselho Tutelar de Três  Lagoas.


Segundo Elizete o conselho tutelar tem por objetivo trabalhar em função à defesa dos direitos da criança e do adolescente, cada município do país atualmente conta com a atuação de cinco conselheiros tutelares, esses números são estipulados conforme a quantidade de habitantes, a cada 200 mil, pode-se criar um novo conselho na cidade.


DENÚNCIAS


Elizete informa que as denúncias ao conselho são de fundamental importância para o bom andamento dos trabalhos dos conselheiros. Ao receber-las os conselheiros verificam os fatos e se constatado a denúncia o conselho toma as devidas providências.


As denúncias podem ser feitas por telefone (67) 3929-1812 ou 24 horas pelo telefone (67) 9293-1579 ou ainda pelo disque denúncia 100.


PEDOFILIA


Infelizmente um tema que se esta em voga ultimamente e que tem um índice crescente em todo o país, em Três Lagoas de 2006 à 2009 houveram vários casos de pedofilia na cidade o que causa uma certa preocupação à população, porém, segundo Elizete esses números não são considerados altos para a cidade.


TRATAMENTO


As crianças que sofrem qualquer tipo de abuso recebem um tratamento todo especial visando à reestruturação desse menor junto à sociedade. O conselho realiza o atendimento desses menores encaminhando-os para tratamento específico no Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).


FESTAS


Os menores podem participar de festas pela cidade com desde que se cumpram alguns requisitos, por parte dos pais e dos organizadores. Para quem realiza as festas o principal é a aquisição de alvará de funcionamento, lá constam todas as normas que devem ser cumpridas por ambas as partes.


Hoje uma das maiores barreiras que o conselho tutelar enfrenta segundo Elizete, é justamente o descumprimento desse alvará de funcionamento.


DICAS


Elizete avisa aos pais que quando forem deixar seus filhos menores irem à festas, primeiro, eles devem verificar as informações sobre o evento, como, idade mínima para entrar na festa, as normas impostas no alvará de funcionamento e se é permitido que ele vá acompanhado de um maior responsável.


A coordenadora informa ainda que se o menor for acompanhado de um adulto responsável, ele dever portar em mãos um documento de autorização por escrito, reconhecido firma alegando que o menor esta sob a tutela do adulto, para aquela festa em específico.