Veículos de Comunicação

Três Lagoas

"Cozinha Brasil" prepara "alimentação inteligente"

Os cursos, que vão até o mês de novembro, são realizados nos períodos da manhã, tarde e noite

O jovem pizzaoilo Itamar Ferreira de Freitas Júnior estava compenetrado ontem (24) à tarde, às explicações da nutricionista Marli Caldana Iaridi sobre como reaproveitar alimentos e preparar pratos de forma inteligente e sem desperdício.

Após as explicações, ele e mais outras cerca de 40 pessoas que participam do curso “Cozinha Brasil”, realizado no espaço da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Circular da Lagoa, começaram a preencher um questionário aplicado pela coordenação do evento, cujas respostas embasam suas qualificações.


“É muito bom e vou aplicar tanto em casa como no trabalho”, observou Itamar, o único homem de turma. É a primeira vez que participa do curso. Já sua colega Rosenir Maria da Silva, que pela terceira vez está participando, reafirmou a importância do curso, inclusive como fonte geradora de recursos. “Gera renda [os cursos]. Já fiz outros, como o de bijouterias”, comentou.


Um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o “Cozinha Brasil”, que é gratuito, tem apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Assistência Social, e realizado pelo Departamento de Trabalho, sob o comando da professora Mara Carrara.

A finalidade é, através de educação alimentar, ensinar a população a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, introduzindo um cardápio farto em variedade, quantidad e rico em nutrientes essenciais à saúde humana.


Conforme Gisselda Pinho, coordenadora de Cursos do Departamento de Trabalho, os cursos, que vão até o mês de novembro, são realizados nos períodos da manhã, tarde e noite. São realizados em quatro dias, cujo treinamento requer dez horas/aulas.

Só podem participar da capacitação pessoas acima de 12 anos. Os interessados devem comparecer munidos de documentos na sede da Secretaria de Assistência Social, Departamento de Trabalho, na Circular da Lagoa. Após o término do curso, os participantes recebem um livro de receita e certificado.


“É gratificante para nós também”, concluiu a auxiliar técnica de Nutrição Silvia Martins, responsável pelo ensinamento de preparação dos alimentos.