Veículos de Comunicação

Três Lagoas

CRASE pretende atender 2000 crianças e adolescentes

Maria Lúcia Firmino afirma que o Crase pretende atingir mais de 30% do total de alunos REME

O Centro de Referência em Assistência Social e Educação (CRASE) de Três Lagoas pretende iniciar seus trabalhos atendendo 2000 crianças e adolescentes. A previsão é da secretária de Assistência Social Maria Lúcia Firmino, que garante que a meta em 2010 será atender 3000 crianças e adolescentes. A obra será inaugurada neste sábado (4) a partir das 15 horas, no novo prédio, situado à avenida Clodoaldo Garcia, próximo ao antigo prédio do segundo Distrito Policial. O investimento é aproximado em R$ 5 milhões.

Num primeiro momento os projetos diretamente ligados à prefeitura vão passar a funcionar no local. De acordo com a secretária, o Crase passará a funcionar atendendo 725 crianças, oriundas dos projetos: Renascer, SOS e Projovem Adolescente. No projeto Renascer estão matriculadas 400 crianças, no SOS 250 e no Projovem 75 adolescentes. “Com certeza estes números tendem a dobrar, pois agora teremos espaço para atender uma quantidade bem mais expressiva de nossas crianças e jovens”, declarou Lúcia Firmino.

Os projetos que contam com parcerias com outras instituições e a Banda Marcial Cristo Redentor devem permanecer em seus respectivos locais de funcionamento. São eles: Pelotão Mirim (Exército), Patrulha Florestinha (Polícia Militar Ambiental) e AABB Comunidade (Banco do Brasil).

Uma das principais metas dos projetos transferidos para o Crase será atingir mais de 30% do total de alunos da Rede Municipal de Educação (REME) em jornada ampliada. “Essa jornada ampliada, que se refere ao estudo no período inverso do matriculado na rede escolar, só confere benefícios para as crianças e adolescentes. Só de tirá-los das ruas livramos essas crianças do acesso às coisas ruins da vida”, destacou Firmino.

A inauguração acontece no sábado (4), no entanto as aulas no Crase começam apenas no dia 28 de julho, seguindo o calendário oficial da REME.

ESTRUTURA FÍSICA

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, o CRASE vai contar com:

– 10 salas de aulas
– 2 salas de informática
– 1 oficina de artes, grande, multiuso
– 2 oficinas de artes, menores
– 1 anfiteatro
– 1 sala de coordenação
– 1 sala de professores
– 1 sala de coordenação do Projovem Adolescente
– 1 cozinha
– 1 copa
– 1 refeitório
– 1 espaço reservado para Conselhos de Políticas Públicas da Assistência Social, com recepção, sala de reuniões, uma sala para dois conselhos (Conselho do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social, CMDCA, COMSEX, Conselho da Mulher.
– 1 gabinete dentário
– 1 enfermaria
– 1 sala de psicologia
– 3 quadras poliesportivas
– 1 horta (Projeto Mandala)