Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Crianças são esperança para o meio ambiente

Prefeitura Municipal e o AABB Comunidade iniciam a semana alusiva ao Dia Mundial da Água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente aposta na conscientização das crianças para a preservação da água potável mundial. Por conta disto, são crianças e adolescentes os principais alvos da campanha em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo domingo (22). O evento, que inicia na segunda-feira (23) e se estende até o fim da semana, será realizado em parceria com o Projeto AABB Comunidade do Município.
Segundo Cristovam Canela, secretário de Meio Ambiente, a mobilização irá atingir em torno de 450 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos.
“Aposto na educação das crianças para esta questão mundial. Só elas são capazes de crescerem na conscientização ambiental.”, disse.
A Semana da Água iniciará logo pela manhã de segunda-feira, com uma palestra no laboratório de monitoramento e qualidade de Sanesul, às 7h30. O encontro será aberto para adolescentes de 12 a 15 anos. No mesmo horário, uma turma de crianças de seis a oito anos estará na Lagoa Maior para uma caminhada educativa. Os alunos estarão com cartazes na mão para lembrar a população da importância do dia e, enquanto caminham, receberão uma palestra sobre o assunto.
Canela explicou que a mesma programação será repetida no período vespertino e durante o restante da semana, de terça a quinta-feira, as caminhadas terão continuidade. “Na sexta-feira, acontecerá o encerramento do evento, realizado na AABB, com uma avaliação de tudo que foi realizado na semana”, disse.

ESCASSEZ

Em relação ao futuro, Canela aponta um fim desanimador e preocupante. “Não adianta passar a mão na cabeça, não haverá mais água potável no Mundo”, dispara. Para dar vida ao que está falando, Canela cita o texto “Carta no ano de 2070”, publicada na revista Crônicas de Los Tiempos, de abril de 2002. No texto, o autor descreve como é a vida em 2070, destacando principalmente a escassez da água potável e o quanto era desperdiçado quando ainda era jovem. “A projeção feita foi reconhecida pela ONU [Organizações das Nações Unidas]. No futuro, a água valerá mais que ouro e diamante e será moeda de troca, como cita o autor”, disse.
Conforme o secretário, o Brasil é um dos países que mais desperdiçam água potável no mundo. Quase a metade da água potável (45%) é desperdiçada, antes mesmo de chegar às casas.
“E temos a residência cultural. O morador que vai lavar o carro e deixa a mangueira ligada por horas. Aquele que demora no chuveiro, para escovar o dente. A dona-de-casa que ficam horas jogando água para tirar uma única folha e assim por diante. Infelizmente, 97% dos adultos são egoístas. Ninguém acredita que a água do mundo vai acabar, e quando ouvem isto, dizem que não estarão vivos para ver, por isto não se importam”, destacou.