Veículos de Comunicação

Três Lagoas

?Culinária da Mandioca? será encerrado neste sábado

Alunos aprenderam mais de 40 receitas doces e salgadas feitas da raiz

Cerca de 150 três-lagoenses deverão receber o certificado de conclusão do curso de culinária da mandioca neste sábado (1º). A solenidade de encerramento será realizada na Casa do Criador, no Parque de Exposições, às 11 horas, onde os convidados poderão saborear os pratos de mandioca ensinados durante o curso.

De acordo com a jornalista e escritora Iracema Sampaio, a formatura dos alunos será durante uma sessão de degustação. O objetivo é, além de mostrar o que foi ensinado durante os dois dias de curso, divulgar a versatilidade da mandioca.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, o curso de culinária teve início na última terça-feira (28). Os alunos foram divididos em duas turmas: a primeira do dia 28 a 29 e a segunda, de quinta e sexta-feira. “Mas existe a possibilidade que novos cursos sejam abertos. A procura está muito grande”, completou Iracema.

No entanto, o curso não é fácil. A escritora, que ministra o curso em Três Lagoas, explica que as aulas acontecem das 7h às 17 horas sem interrupção. “Enquanto um grupo faz biscoitos, outro grupo cuida do almoço, também totalmente baseado no tema do curso: a mandioca”, destacou.

Conforme Iracema, nestes dois dias, os participantes aprendem dezenas de receitas de pratos doces e salgados provenientes da mandioca. Todos os pratos são voltados para a economia doméstica e geração de renda.
Autora do livro de receitas “Manioca”, lançado em 2005, Iracema defende os benefícios da raiz. “Pode se fazer até sorvete da mandioca. Com ela, eu consigo montar uma refeição completa, desde a entrada, com saladas, sucos, passando aos pratos quentes e a sobremesa, como este brigadeiro, ou este creme com calda de banana. Da mesma raiz, também pode ser feito cocadas, molho branco para macarronada, pães e biscoitos, é uma gama muito grande de pratos derivados da mandioca”, completou.

O curso também visa uma preparação previa para um projeto previsto para 2010, o Festival da Mandioca de Três Lagoas (Fenoca). A intenção, segundo o secretário de Agronegócio, Luiz Akira, é capacitar os interessados, lançá-los ao público durante a Festa do Folclore, que acontece no próximo mês. O evento servirá de termômetro ao Município para testar a aprovação da população – iniciativa aprovada pela escritora. “A cultura da mandioca é muito forte no Estado, tanto que o pessoal chama o sul-mato-grossense de mandioqueiro.
Pra mim isto é nobre, pois mostra a criatividade deste povo, que foi evoluindo, ao ponto do livro ser lançado”, disse.

ESCRITORA

Iracema Sampaio nasceu na Bahia, mas já reside em Mato Grosso do Sul há mais de 30 anos. É jornalista por profissão, chegou a ser editora de duas revistas no Estado: Executivo Plus e Executivo Rural. “Foi trabalhando para estas revistas que percorri boa parte do Estado e, como gosto de culinária, fui aprendendo um pouco de cada região”. O resultado foram dois livros publicados “Manioca” – cujo título é baseado em uma lenda indígena – e “Cheiros e Sabores de Mato Grosso do Sul”, o primeiro livro lançado (2000) e que já vendeu mais de 32 mil exemplares.