Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Curso ensina artesanato em fibra de bananeira

No total foram 80 horas de capacitação composta de dois módulos: preparo da matéria- prima e confecção de peças

A Secretaria de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sindicato Rural de Três Lagoas, e o SENAR/MS, realizou entre os dias 29/09 e 09/10, na Escola do Pontal do Faia, o curso de artesanato em fibra de bananeira.

No total foram 80 horas de capacitação composta de dois módulos: preparo da matéria- prima e confecção de peças.

O módulo I teve como objetivo orientar os alunos no preparo da fibra da bananeira para a utilização em artesanato, abordando os seguintes temas: introdução (a missão e os objetivos do SENAR/MS e objetivos do evento); identificação da matéria-prima: partes (filé, contra-filé, retalho, capa da renda, renda, palha e fibra); corte do tronco; seleção da matéria-prima: características, aspectos físicos; retirado das capas do tronco; organização das fibras: agrupamento; técnicas de lavagem das fibras: retirada da nódoa; processo de secagem: organização; preparação das fibras: agrupamento e armazenamento; medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

Dando continuidade ao curso, o módulo II apresentou técnicas de trançados em fibra de bananeira para a elaboração de objetos utilitários ou artesanais. O conteúdo da segunda etapa da capacitação foi composto por: introdução (a missão e os objetivos do SENAR/MS e objetivos do evento); verificação dos trançados: manuseio, ajustes das fibras; definição dos produtos a serem confeccionados; técnica da trança de três; técnica de confecção de capa para objetos utilitários; técnica de confecção de bolsa; técnica de confecção de chapéu e medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

O curso foi encerrado na sexta-feira (9), capacitando as 15 pessoas que participaram dos dois módulos. O evento contou com a presença do secretário da pasta, Luiz Akira; a diretora de Cidadania, Sônia Lúcia Santos; o vereador Celso Yamaguti (DEM); o presidente do Sindicato Rural, Domingos Martins de Souza; instrutores do SENAR/MS, e demais lideranças comunitárias.