Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Decoração natalina deve ficar pronta no início de dezembro

A inauguração da iluminação está pré agendada para acontecer no dia na segunda-feira (7)

Dezembro começa na próxima terça-feira, e com ele a energia e as luzes de Natal. O projeto Iluminação Natalina deu início à montagem das estruturas que abrigarão os enfeites de natal. A programação de comemoração começa no dia 1º, quando a Cidade recebe o espetáculo Auto de Natal – “A casa da Riqueza”, que acontece no cruzamento da avenida Antônio Trajano dos Santos, com a rua Orestes Prata Tibery, às 19 horas.

Mais de 20 pessoas trabalham na decoração deste ano. De 13 a 23 de dezembro começa a Serenata Natalina, com atrações noturnas envolvendo corais e apresentações da comunidade. Segundo a diretora de Cultura, Vickie Vituri, a serenata é uma oportunidade de divulgar os trabalhos da comunidade. “Teremos representações teatrais, corais de igrejas, de projetos sociais. Tudo para que a data fique ainda mais encantadora”.

PROJETO

O tema da decoração ainda é mantido em sigilo pela diretora. Ela explica que este ano a proposta é lúdica e voltada as crianças. “Queremos que as pessoas se surpreendam, para que a magia permaneça. Aos poucos elas saberão do que se trata”.

O Projeto de Iluminação Natalina começou em 2005, com o apoio da Penitenciaria, Desafio Jovem Peniel e o Projeto Agente Jovem. “No primeiro ano nossa proposta era de reaproveitar as garrafas pets, além de contribuir para o meio ambiente e a dengue. Também estávamos focados na mão de obra que viria de recuperando e detentos. Aos poucos o projeto foi ampliado”.

Vickie explica que não tinha grandes pretensões com a decoração, mas que no ano passado a Cidade já foi tomada com referência. “No ano passado uma foto foi usada como cartão postal. Para nós é uma vitória e um reconhecimento.

Não somos profissionais. Começamos amadores e a cada ano tentamos melhorar. Claro que a cada ano adquirimos mais experiência e isso contribui para o nosso progresso”.

Para ela, além de beleza, a decoração traz resultados econômicos à área do comércio. “Começamos o projeto para dar uma alegrada e aos poucos ele se tornou grande. Percebemos que as pessoas saem de casa para ver e isso gera movimento no comércio, pois de uma forma ou de outra, sempre há consumo”.

Os investimentos com a decoração de natal somam pouco mais de R$ 100 mil. O presépio em movimento será montado no coreto da praça.