Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Defesa Civil emite alerta sobre possíveis riscos da chegada de onda de calor

As temperaturas podem chegar até os 42ºC, além de baixa umidade relativa do ar e possibilidade de vendavais e formação de temporais

O inverno de 2023 foi um dos mais quentes dos últimos anos. - Divulgação/Assessoria
O inverno de 2023 foi um dos mais quentes dos últimos anos. - Divulgação/Assessoria

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Três Lagoas alertam a população para a chegada de uma intensa onda de calor ao município que pode elevar as temperaturas até os 42ºC, umidade relativa do ar baixa e possibilidade de vendavais e formação de temporais.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Três Lagoas, João Luiz da Silva, o inverno de 2023 foi um dos mais quentes dos últimos anos e a chegada desta onda de calor pode fazer com que o município registre recordes históricos de temperatura para o período.

Para se proteger, a Defesa Civil orienta que as pessoas se hidratem com frequência, principalmente idosos e crianças, falam o uso de protetor solar, dar preferência para vestimentas mais leves, fazer alimentação mais leve, dando prioridade para frescas, além de evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios ao ar livre em horários mais críticos do dia, entre as 10h e 16h.

Atenção aos animais! Sempre deixá-los em local arejado e com sombra e disponibilizar água fresca com frequência. Além disso, deve evitar passeios, tanto devido ao calor extremo, quanto pela possibilidade de queimadura nas patas dos pets em asfaltos e concretos.

Devido ao alerta para a possibilidade de vendavais e temporais, a orientação é que evite deixar veículos debaixo de árvores grandes ou locais de risco de alagamento. Além disso deve-se evitar ficar em lugares abertos e descampados durante tempestades.

Em casos de urgência e emergência, população pode entrar em contato através dos seguintes telefones:

Defesa Civil: (67) 991848429/ 199

Semea: (67) 9182-3258 – Em caso de queda de árvore em via pública;

Trânsito: (67) 99221-7147

Corpo de Bombeiros: 193;

Assistência Social: (67) 3929 1833 / 98139-0994