Veículos de Comunicação

Ajuda

Defesa Civil orienta sobre o que fazer em casos de temporais

Desconecte aparelhos da corrente elétrica para evitar acidentes e feche o registro de água

Desconecte aparelhos da corrente elétrica para evitar acidentes e feche o registro de água - Divulgação/
Desconecte aparelhos da corrente elétrica para evitar acidentes e feche o registro de água - Divulgação/

Devido ao intenso volume de chuvas e rajadas de vento em Três Lagoas, a Defesa Civil juntamente com a prefeitura, disponibilizou um guia de cuidados que precisam ser tomados antes e durante as ocorrências. 
Chuvas fortes em um curto espaço de tempo aumentam as chances de alagamento e inundações. Se isso acontecer, procure um lugar seguro mais próximo onde você e a sua família possam se alojar. Desconecte aparelhos da corrente elétrica para evitar acidentes e feche o registro de água. Retire todo o lixo e leve para uma área não sujeita a invasão da água. Feche bem portas e janelas.

De forma preventiva é preciso jogar o lixo no lugar destinado para ele. Evite jogar lixo em terrenos baldios ou na rua. Não obstrua com entulhos os bueiros para que a água possa escoar. Limpe periodicamente o telhado e as canaletas de água para evitar entupimentos. 

A chance de um raio atingir uma pessoa é de uma em um milhão. Entretanto, boa parte de mortes e ferimentos acontecem quando pessoas estão proximas a queda. 

Quando houver incidência de muitos raios, não permaneça em locais ou em veículos que não ofereçam proteção. Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica. Não fique em estruturas altas como torres, morros, topos de prédio e também evite áreas abertas como quadras esportivas. Não se abrigue também debaixo de árvores isoladas. 

Dentro de casa não use telefone com fio. Celulares precisam estar fora da tomada. E por falar nelas, permaneça longe e também de canos, janelas e portas metálicas. Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados na tomada. 

Os granizos, que são pequenas pedras de gelo, podem danificar telhados, veículos e até ferimentos em pessoas ou animais de estimação. 

Se verificar a presença de granizo, abrigue-se em um local seguro devido ao risco de inundação. Não se abrigue debaixo de estruturas metálicas frágeis. Evite ainda engarrafamentos em ruas e avenidas afetadas pela chuva de granizo. 

Se presenciar riscos de desabamento, comunique aos vizinhos sobre o perigo, se eles estiverem nestas áreas. A situação também deve ser informada ao Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil. Convença as pessoas em risco a deixarem seus imóveis durante as chuvas.