Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Delegado alerta para mulheres não desistirem dos processos

DAM de Três Lagoas está entre as delegacias que mais registra boletins em todo o Estado

Só em setembro, conforme levantamento realizado até ontem, a Delegacia de Atendimento a Mulher, registrou 45 boletins de ocorrências envolvendo violência doméstica. 

Conforme reportagem especial publicada na edição de sábado (12) em Três Lagoas são registrados aproximadamente 120 casos por mês. Por dia, cerca de quatro mulheres procuram a Delegacia de Atendimento a Mulher. O número é tão alto que coloca a DAM de Três Lagoas entre as que mais registra boletins em todo o Estado, perdendo somente para Campo Grande e igualando Dourados.

O delegado Alberto Cézar Batista Vieira, lembrou que apesar do índice alto, em vários casos, as mulheres desistem de dar continuidade ao processo. “Isso não pode acontecer, pois acaba prejudicando a mulher. A maioria das vezes movimenta a máquina, o Ministério e a Delegacia e tudo acabada parado”, relata.

Alberto citou um exemplo recente, de uma senhora que pediu a medida protetiva direto no Ministério Público. “A mulher pode pedir tanto na delegacia, quanto no mistério. Mas o caso foi que ela movimentou tudo e veio desistir do processo. Foram apreendidas várias facas que serão encaminhadas ao judiciário. Essa desistência prejudica muito, e amanhã ou depois, se algo acontece a polícia não pode ser responsabilidade já que a mulher, ao desistir age por conta e risco. O importante mesmo é que levem a diante, pois a lei garante a proteção”.