Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Demolição do Fórum foi determinada pela Prefeitura

A informação é do Tribunal de Justiça, que apresentou a Guia de Diretrizes Urbanísticas, confirmando a destruição do prédio

Cerca de R$ 2,5 milhões estão prestes de se transformar em pó na Cidade. Esse é o valor aproximado do imóvel que abriga o atual Fórum de Três Lagoas, que será demolido, assim que for concluída a obra do novo prédio. “O Tribunal de Justiça está apenas cumprindo uma determinação da Prefeitura”. Essa foi a resposta da assessoria de imprensa do órgão, ao ser questionada sobre a polêmica que envolve a decisão da demolição do prédio do Fórum de Três Lagoas.

Segundo a assessoria de imprensa, a definição de que o referido imóvel será demolido está expressa na Guia de Diretrizes Urbanísticas – GDU, que foi emitida em 15 de dezembro de 2008.

Com essa informação, o Tribunal de Justiça deixa claro que assim que for concluída a obra do novo prédio, cuja previsão é para setembro deste ano, a prédio antigo vai ser demolido aos poucos, contrariando a mobilização da sociedade local, de manter aquele imóvel como patrimônio público da Cidade.
“Após a mudança para nova edificação, a demolição, exigida pela GDU, será feita por etapas, pois a Defensoria Pública ficará instalada em parte da edificação existente, até que se tenha um prédio próprio”, esclarece a assessoria de imprensa.

O Jornal do Povo teve acesso ao documento, assinado pelo geógrafo Otony Ávila Ornellas, o arquiteto André Fernandes de Oliveira e o advogado Wasghington Prado. (ver cópia em anexo). “Essa GDU se refere especificamente à construção do fórum da Comarca de Três Lagoas – em um terreno de 6.910,40 metros quadrados, que contará com uma área existente de 225,00 m2 (arquivo), uma área a construir de 4.140,04 metros quadrados, uma edificação a demolir de 2.000,00 m2 (atual prédio do fórum da Comarca de Três Lagoas), uma área de estacionamento público de 80 vagas e uma área de estacionamento privativo de 12 vagas…”, diz trecho do documento.