Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Derico leva público ao delírio em Três Lagoas

Foram apresentadas pelo músico e sua banda várias composições musicais, entre elas Blues, Jazz e MPB

Foi realizada na noite do último sábado (07) no bar Viracopos Botequim a apresentação do músico instrumentista João Frederico Sciotti conhecido popularmente como Derico, um dos integrantes do sexteto do programa do Jô.


O Show teve início as 23h30 e a casa estava lotada por admiradores da boa música.


Foram apresentadas pelo músico e sua banda várias composições musicais, entre elas Blues, Jazz e MPB.


Derico se mostrou o tempo todo atencioso com seu público. Um dos pontos fortes do show foi quando o músico foi de mesa em mesa com seu saxofone tocando individualmente para cada convidado.

 

ENTREVISTA


Derico concedeu um entrevista exclusiva ao JPTL no camarim logo após o show confira esse bate papo.


JPTL – Derico o que achou da apresentação aqui em Três Lagoas?


Derico – Muito legal, eu achei acima do que eu esperava, casa lotada gente de altíssimo nível, a fim de escutar as músicas que viemos apresentar. O público respeitou o tempo todo o som que nós apresentamos, curtiam, aplaudiam isso é muito gratificante.


JPTL – Derico você se apresenta pelo Brasil todo e pelo mundo você acha que o brasileiro ainda tem uma certa resistência ao Jazz e ao Blues?


Derico – Não que tenha resistência, é a falta de oportunidade de audição, e se você da oportunidade as pessoas ela tem como escolher, ela pode gostar ou não, mas ela tem que ouvir então eu acho que é isso que falta, ouvir. N;os estamos dando a oportunidade das pessoas conhecerem.


JPTL – Você acha que o público de Três Lagoas fez o seu papel?


Derico – O show foi muito bacana, o fato de eu ter vindo a cidade antes e ter convivido um pouco com as pessoas ajuda a quebrar o gelo, tudo isso faz parte do trabalho que resulta do show, não é simplesmente chegar tocar e ir embora, tem todo um trabalho feito para que as pessoas tirem essa resistência da audição, em geral o show foi muito legal.


JPTL – Alguns musicos não gostam de atender a seu público após o show, e você se mostrou muito atencioso atendendo a todos no camarim você acha que todos os artistas deveriam ter essa postura?


Derico – Claro, se não fosse o público de nada adiantaria, você não pode menosprezar a importância que o público tem e da ao nosso trabalho, não é só tocar e ir embora, o artista tem que atender ao público, tirar foto, dar atenção saber o que elas acharam do show isso é muito importante.


JPTL – Derico você pretende tocar novamente aqui em Três Lagoas?
Derico – Opa com certeza eu só toquei até agora em uma lagoa ainda faltam mais duas.

BIOGRAFIA


Profissional desde os 11 anos, DERICO SCIOTTI começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade. Desde então, teve a oportunidade de estudar com mestres renomados como João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, Jean-Noel Saghaard, Lídia Alimonda, Héctor Costita e Amilson Godoy.

De formação erudita, DERICO SCIOTTI obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, o que possibilitou sua participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil. Nesta época, com 14 anos, foi “spala” (primeiro flautista) da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1980, onde se apresentou regido pelo maestro Eleazar de Carvalho. 

  
Em 1979, paralelamente a sua carreira erudita, DERICO SCIOTTI começa a tomar conhecimento de novos estilos musicais como jazz, blues, música instrumental (fusion) e música experimental (dodecafonismo e minimalismo). É neste momento que abrem-se suas perspectivas musicais, aprendendo linguagens novas em instrumentos como saxofone, piano, guitarra, contrabaixo, violão e bateria.  


Em 1990, DERICO SCIOTTI é convidado a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia do SBT Canal 4 São Paulo como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. Este trabalho possibilitou a DERICO SCIOTTI tocar com músicos como Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Raul de Souza, Cláudio Roditi, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Máttar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, entre outros. Porém hoje, além de músico, atua também como “Assessor para Assuntos Aleatórios”, participando e ajudando Jô Soares nas mais diversas e inusitadas situações criadas dentro do programa.   

 Com isso, surgiram possibilidades para que DERICO SCIOTTI pudesse alavancar sua carreira solo com a gravação de 8 CDs.

DERICO SCIOTTI já lançou dois livros, o primeiro em 1995 “A Busca Dos Óculos de Graal – A História do Deriquismo e outros Assuntos Aleatórios” e o segundo em 2001 “Bobagens.com”. DERICO SCIOTTI participou de duas Bienais do livro, em 1996 e em 2002.  


Hoje DERICO SCIOTTI é contratado da Rede Globo de Televisão onde atua junto com O Sexteto no Programa do Jô, é músico exclusivo Yamaha e ministra palestras e “workshops” sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone) e a profissionalização e mercado de trabalho para o músico brasileiro.

 Clique AQUI e confira as fotos do show