Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Dia "D" de Combate ao Aedes aegypti será nesta sexta-feira

Já foram registrados até novembro deste ano 828 casos positivos de dengue em Três Lagoas

Já foram registrados até novembro deste ano 828 casos positivos de dengue em Três Lagoas - Divulgação/Assessoria
Já foram registrados até novembro deste ano 828 casos positivos de dengue em Três Lagoas - Divulgação/Assessoria

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira (18), Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti, com diversas ações no Município.

O evento visa mobilizar a população para a realização de atividades destinadas ao enfrentamento do vetor da doença, através de ações educativas e divulgação com objetivo de conscientizar toda a população.

Desde 2010, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue, na penúltima semana de novembro. A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

Já foram registrados até novembro deste ano 828 casos positivos de dengue em Três Lagoas, número bem abaixo dos 1.751 no mesmo período de 2021, entretanto, o coordenador do setor de endemias da SMS, Alcides Ferreira alerta que desde maio deste ano, os casos positivos da doença são maiores do que os do ano passado, ou seja, a situação é alarmante.

“Quando você analisa o número no acumulado no mesmo período dá-se a sensação de queda, mas analisando por período, nós estamos em elevação da doença desde o mês de maio, com aumento de casos positivos no mesmo período do ano passado. Essa é a nossa preocupação, corremos grande risco de surto de dengue no verão” explicou.

AÇÕES DIA D

Entre as ações promovidas no DIA D estão: blitz educativas nos semáforos e tenda informativa com os setores de Promoção da Saúde, Entomologia, Endemias e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ambos na área central e palestras educativas nas escolas e empresas do Município.

OFICINA DE MANEJO CLÍNICO DE DENGUE E CHIKUNGUNYA

Outra ação que será realizada nesta semana de conscientização acontecerá no sábado (19), na Câmara Municipal, a Oficina de Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya” com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde do Município.

ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA

A SMS promove também atividades alusivas ao Dia D de Combate à Dengue nas salas de espera das unidades de Saúde da Atenção Primária, nesta semana foi realizado na quarta-feira (16) e também haverá ações com os pacientes nos dias 22,23 e 25, atividades serão realizadas nas 17 unidades de Saúde, abrangendo 25 equipes de Saúde da Família.