Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Dig prende dupla acusada de assalto a loja de conveniência

Ainda na mesma ação, os investigadores apreenderam um adolescente, suspeito de ter praticado dois assaltos

Fagner Augusto Ribeiro da Silva, o “Guininho”, 19 anos, e Airison Rodrigo Moreira, “Alysson”, 19 anos, acabaram presos durante uma ação dos policiais da Delegacia de Investigações Gerais (Dig) desencadeada na última quinta-feira (5). Os dois são os principais suspeitos do assalto a uma loja de conveniências, situada à avenida Clodoaldo Garcia, no dia 4 de fevereiro deste ano.
De acordo com o delegado Ailton Pereira de Freitas, coordenador da Dig, os dois foram identificados pela polícia por meio do circuito interno de câmeras de vídeo, existente no estabelecimento comercial. “Por elas [câmeras], pode-se ver com clareza o momento em que Airison entra na loja, saca a arma e rende o funcionário. E em seguida Fagner aparece para ajudar a pegar o dinheiro do caixa. Depois disso, começamos as investigações e conseguimos identificar os dois suspeitos”, disse.
O vídeo, liberado à Polícia Civil para investigações, tem duração de cinco minutos, aproximadamente, e mostra que a todo momento, o funcionário ficou com as mãos para o alto e ao lado dos acusados. Na ocasião, a dupla fugiu em uma motocicleta Suzuki Yes, de cor prata – que já havia sido apreendida pela equipe do Serviço Reservado da Polícia Militar no mês passado -, levando R$ 50 em dinheiro e alguns maços de cigarros (marcas variadas).
As prisões ocorreram ambas na quinta-feira. Airison foi o primeiro a ser detido pelos policiais. Ele estava no Fórum de Três Lagoas no momento em que a Dig cumpria o mandado de prisão contra um acusado de tráfico de entorpecentes, o Barcelona. Aos policiais, Airison, que foi preso no período da manhã, informou que havia ido à sede do Poder Judiciário para pegar seus antecedentes criminais.
Em seguida, já no período da tarde, os policiais conseguiram prender Fagner. O segundo suspeito estava transitando a pé pela Vila Carioca. Segundo Ailton, os dois não esboçaram reação no momento da abordagem e confessaram a autoria do assalto à conveniência. No entanto, ao delegado, a dupla alegou não saber o paradeiro da arma utilizada no crime. “Para nós, eles informaram que teriam pegado esta arma emprestada de uma pessoa desconhecida”, completou Ailton.
A dupla Airison e Fagner permanece presa na 1ª Delegacia de Polícia por força de um mandado de prisão temporária, expedido ainda na quinta-feira. O inquérito policial sobre o caso corre pela 3ª Delegacia de Polícia. No entanto, a Dig ainda investiga a possível participação dos dois em outros crimes ocorridos na Cidade. “Os dois negam a participação em mais crimes. Mas algumas características batem com as apresentadas pelas vítimas de outros assaltos. Esperamos que, com a divulgação deste crime, mais vítimas nos procure para fazer o reconhecimento”, disse.
Os dois acusados possuem passagem pela polícia, ambos por roubo. Airison teria deixado a unidade penal no dia 7 de dezembro do ano passado, onde também cumpria pena por roubo.

ADOLESCENTE

Ainda na mesma ação, os investigadores da Dig apreenderam também um adolescente de 15 anos, suspeito de ter praticado dois assaltos em Três Lagoas. O garoto também foi detido na Vila Carioca, próximo ao local onde Fagner foi preso. Segundo Ailton, ele teria confessado a participação em dois assaltos: em uma panificadora situada na avenida Clodoaldo Garcia, no dia 19 de fevereiro, de onde foram levados R$ 30 em dinheiro e cigarros; e outro em uma loja de 1,99, às 9 horas do dia seguinte. “Durante o roubo à panificadora, este adolescente ainda efetuou disparos para assustar as vítimas, que os perseguiram durante a fuga”.
Os dois crimes também contariam com a participação de outro garoto. O adolescente forneceu ao delegado apenas o apelido do menino, que, conforme depoimento das vítimas, não deve ter mais de dez anos de idade. O adolescente foi apreendido e permanece detido na 1ª Delegacia de Polícia por meio de um mandado de internação preventiva – prazo de cinco dias – e deverá ser encaminhado à Unidade Educacional de Internação (Unei) em breve. O garoto, conforme Ailton, tem passagens por porte ilegal de arma e tentativa de homicídio. Este segundo crime ocorreu no dia 30 de dezembro do ano passado, quando o garoto teria baleado um casal, no bairro Vila Verde.
O delegado finalizou dizendo que as investigações continuam para tentar identificar o segundo adolescente envolvido nos delitos. (R.P)