Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Divisão dos lotes da Fazenda Arapuá deve sair na próxima semana

Enquanto o Incra prepara a divisão dos lotes, a presidente irá buscar meios de marcar uma reunião com o Banco do Brasil

Depois de mais de seis anos de espera, o processo de reforma agrária da Fazenda Arapuá, situada às margens da rodovia BR-262, está a um passo de se transformar em realidade. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jenir neves, semana que vem o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deverá fazer a divisão dos lotes e começar a organizar o sorteio. “A nossa expectativa é que, dentro de 15 dias, a reforma agrária esteja concluída, com as famílias assentadas. Está tudo muito adiantado”, completou.

Duas comissões compostas por membros das famílias beneficiadas já foram montadas para administrar os recursos destinados pelo governo federal para a implantação dos assentamentos.

“Os recursos são individuais. Cada assentado recebe o seu, mas é necessária uma conta conjunta para o depósito, que também já foi aberta”, explicou Jenir.

Enquanto o Incra prepara a divisão dos lotes, a presidente irá buscar meios de marcar uma reunião com o Banco do Brasil para discutir as linhas de crédito voltadas á agricultura familiar.

Pequenos produtores, sindicato e Incra também deverão discutir a linha de produção da propriedade. Conforme Jenir, a intenção é implantar até três culturas variadas, mas tendo o leite como carro-chefe, o que já acontece no Pontal do Faia. “São varias as culturas, como criação de animais de pequeno porte, fruticultura ou horticultura, mas a nossa principal meta é produzir e industrializar, agregar valores ainda dentro do assentamento”, destacou.

Para isto, o assentamento Arapuá trará uma novidade. Do total da área da fazenda, 1,5 hectares foram destinados para uma área comercial comum entre os assentados. A “grande feira” ficará próxima à BR-262 e será um espaço para que os pequenos produtores comercializem seus produtos sem precisar vir à Cidade.

Ao todo, a Fazenda Arapuá irá assentar o total de 68 famílias. Os pequenos produtores rurais fazem parte da 2ª etapa do assentamento Pontal do Faia, o primeiro fundado no Município. Por cerca de seis anos, eles ficaram acampados no Córrego da Moeda, as margens da BR-158. Em seguida, passaram o acampamento para as proximidades da fazenda e, desde março deste ano, estão em acampamentos próximos à sede da propriedade rural.

NOVA ÁREA

Sem citar nomes e localização, a presidente também informou que o Sindicato dos Trabalhadores já tem uma segunda área em vista para a implantação da reforma agrária. De acordo com ela, a fazenda já teria sido desapropriada e o Incra aguarda a emissão dos títulos para a emissão de posse. A previsão é que a fazenda abrigue mais 50 famílias.

Ao todo, mais de 500 famílias estão na lista de espera do Programa Federal de Reforma Agrária, em Três Lagoas.