Veículos de Comunicação

Três Lagoas

DMT, DETRAN e PM realizam Blitz Educativa frente a Escolas

A campanha tem como público alvo alunos e pais de alunos

Com a volta às aulas, retorna um dos principais problemas relacionados a trânsito: a formação de filas duplas na frente das escolas.

Para tentar minimizar esse problema, ocasionado pelo aumento de fluxo de veículos no entorno das escolas, o Departamento de Trânsito iniciou na manhã desta segunda-feira (02), uma Campanha Educacional, intitulada como Blitz Educativa de Volta às aulas “Abrace nossa causa. Cuide das crianças no trânsito”.

Uma equipe composta por funcionários do Departamento Municipal de Trânsito, DETRAN e Polícia Militar estão concentrando as atividades em frente a Escolas da cidade.

A campanha tem como público alvo alunos e pais de alunos, por isso todas as Blitz estão sendo realizadas em ruas onde existam escolas e onde o fluxo de automóveis é considerado intenso.

“Iniciamos hoje a Blitz Educativa, e vamos colocar essa idéia em prática, em todas as escolas da cidade, sejam elas, municipais ou particulares”, explicou Creusa Ramos, Coordenadora da Divisão Municipal de Educação no Trânsito.
Um dos principais objetivos da Blitz é fazer com que os alunos e pais de alunos tenham consciência da responsabilidade de não apenas conhecer, mas principalmente de se aplicar as Leis de Trânsito. A princípio, a multa dará lugar a lições de aprendizado.

“Todos nós sabemos das Leis, mas poucos colocam em prática. Não vamos multar os pais que deixam seus filhos na porta de escola e acabam forçando uma fila dupla, o que é errado. Vamos é informar os pais a maneira adequada”, enfatiza Creusa, ganhando reforço do Capitão da Polícia Militar Edilson Ramos.
“Não estamos aqui para multar, mas sim para conscientizar. Já sabemos quais são os “carros-chefes” das imprudências no trânsito e vamos trabalhar para saná-las”, explicou o Capitão, falando ainda sobre a campeã de imprudência próxima a escolas.

“Quando falamos em imprudência no trânsito próximo a escolas, a número um da lista é a chamada fila dupla. O pai ou mãe chega para buscar o filho e, na maioria das vezes ocasionada pela pressa, acaba formando a fila dupla. Com isso além de ferir as Leis de Trânsito, os pais podem acabar provocando um acidente, como já aconteceu o ano passado”, lembrou o Capitão.

No ano de 2008 o pai de um aluno, ao parar em fila dupla próximo a uma escola, acabou atropelando uma criança na porta de uma escola da cidade.
Fatos como esse podem ser evitados com atitudes simples, que começam com a conscientização de pais, alunos, e da sociedade como um todo.

Parte dessa conscientização está descrita no panfleto informativo que está sendo distribuído nas Blitz Educativas que vão ser realizadas até a próxima sexta-feira (06).

Histórico

Em anos anteriores, sempre no período de volta às aulas, o Departamento de Trânsito realiza as Blitz Educativas ou Projetos similares que tenham o mesmo cunho educacional.

No último ano, o resultado obtido nas Campanhas foi muito positivo, uma vez que houve uma diminuição considerável no número de ocorrência nas portas de escolas.

“Conseguimos atingir um resultado muito favorável, conseguimos conscientizar muitos alunos e eles acabam saindo daqui como agentes multiplicadores. Eles levam adiante as idéias, chegando a cobrar dos pais uma postura mais responsável no trânsito. Queremos repetir o resultado esse ano, finalizou a Creusa.