Veículos de Comunicação

Três Lagoas

DST-Aids prepara 5ª Campanha do Caminhoneiro

A meta é atingir em torno de dois mil caminhoneiros que passarem pelo Posto Fiscal do Jupiá

Os caminhoneiros que passarem pelo Posto Fiscal de Jupiá no dia 30 deste mês seguirão viagem com informações sobre prevenção a Aids e outras doenças na bagagem. A ação faz parte da 5ª edição da Campanha do Caminhoneiro, promovida pelo Programa Municipal de DST-Aids de Três Lagoas.

Conforme a coordenadora do programa, Alexandra Nunes de Souza, a ação, pioneira em Mato Grosso do Sul, tem como objetivo levar informação a um grupo de profissionais que sofre pela falta de tempo. “São profissionais que passam boa parte da semana na estrada, não contam com tempo hábil para buscar os serviços de saúde”, informou.

A expectativa do programa é de atingir cerca de dois mil caminhoneiros no dia do evento. O índice de cobertura da campanha foi montado de acordo com um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estima uma média de 1,5 a 2 mil veículos entrando e saindo do Estado, ao dia.

Para atrair este número, a ação contará com uma série de “mini palestras” sobre DST-Aids e outras doenças e, como de costume a distribuição de kits. Nesta edição, serão distribuídos dois mil kits, compostos por preservativos, material informativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a Aids, e uma toalha de rosto, confeccionada especialmente para a campanha, com o slogan “use camisinha”. “O objetivo é fazer com que o caminhoneiro, cada vez que use a toalha se lembre se ele está, ou não, usando a camisinha”, completou Alexandra.

Outro ponto que será enfatizado na campanha será o teste rápido para detectar o vírua HIV. Para a coordenadora, o exame é uma das melhores ferramentas para a prevenção. “Então, além das orientações sobre as DSTs e a aids, também estaremos oferecendo os exames rápidos, em que o resultado saí na hora, acredito que a aceitação será boa, já que há algum tempo venho percebendo que a população está perdendo o medo de fazer o exame. Aliás, estão nos procurando com maior freqüência”.

O local de realização da mobilização também foi alterado. Desde a edição passada, realizada em setembro de 2008, a Campanha dos Caminhoneiros passou a ser realizada no Posto Fiscal e não mais em um posto de combustível existente na BR-262. A medida visa atender o maior número de caminhoneiros possível, como explica Alexandra: “Antes conseguíamos atender apenas aqueles que paravam para abastecer ou para almoçar. Já no posto fiscal, a nossa abrangência é maior, já que  todos os veículos passam obrigatoriamente por ali para cruzar os estados de MS e São Paulo”, completou.
Além do Programa DST-Aids, a mobilização também deverá contar o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e programas ligados ao Serviço Municipal de Saúde, como Controle do Tabagismo, Imunização (com a distribuição de vacinas), e Qualidade de Vida. Alexandra informou que os convites aos programas ainda estão sendo feitos e o cronograma completo de ações deverá ser divulgado em breve. A estimativa é que mais de 50 profissionais atuem na mobilização, que acontecerá das 7h às 17 horas.