Veículos de Comunicação

Editorial

É necessário mais incentivo ao esporte

Leia o Editorial da edição do Jornal do Povo, deste sábado (3), de dezembro

O Ginásio de Esportes prof. Cacilda Acre Rocha, foi construído há mais de quarenta anos - Arquivo/Jpnews
O Ginásio de Esportes prof. Cacilda Acre Rocha, foi construído há mais de quarenta anos - Arquivo/Jpnews

Três Lagoas há décadas tem se revelado um celeiro de atletas campeões. Esse mérito passa pela dedicação de professores de educação física e treinadores nas mais diferentes modalidades, Com muita percepção treinadores identificam e estimulam nossos jovens nas escolas para a saudável prática do esporte, tanto nas quadras como nas pistas de atletismo e nas raias de natação.

Não são poucas as gratas revelações de jovens atletas três-lagoenses, que ao participarem de certames esportivos nas mais diversas modalidades têm trazido para a cidade os troféus e medalhas que coroam o excelente desempenho de cada um e o alto nível e preparo de seus técnicos. Somos um celeiro de jovens atletas vencedores.

Mas, passa da hora de Três Lagoas ter instalações esportivas modernas e adequadas para a preparação e treino dos nossos futuros campeões, os quais aptos e dedicados ao esporte que abraçam estarão mais preparados tecnicamente para conquistar um lugar no pódio dos vencedores.

Falta na cidade um centro esportivo de treinamento de ponta e bem equipado com modernas instalações, dotado, inclusive, com tecnologia esportiva que contribua para a formação e o desenvolvimento de cada jovem esportista, que pode se revelar atleta de excelente nível para participar em competições em âmbito nacional e até no exterior.

O Ginásio de Esportes prof. Cacilda Acre Rocha, foi construído há mais de quarenta anos, iniciado na administração do ex-prefeito Ramez Tebet e concluído na administração do prefeito da época, Lúcio Queiroz Moreira. Anos se passaram e construiu-se na orla da Lagoa Maior, um controvertido – pela sua localização – centro esportivo também destinado à prática de esportes de quadra, quando era prefeita a hoje senadora da República, Simone Tebet. Esse centro esportivo que homenageia o prof. Eduardo Milanês de saudosa memória. O atletismo, a grande estrela do esporte três-lagoense, revelou campeões como Zequinha Barbosa – campeão mundial de atletismo, assim como Silvana Costa, bicampeã paralímpica e recordista mundial em salto à distância. 

Esses dois atletas revelados aqui em Três Lagoas, treinados por técnicos da cidade na antiga pista do estádio de futebol da antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil, Ubaldo de Medeiros. Há promessa de revitalização desse antigo equipamento esportivo da cidade, onde precariamente treinam nossos atletas dedicados nas pistas do atletismo.

Certamente, uma cidade do porte de Três Lagoas, celeiro de atletas como é merece um Centro de Treinamento para múltiplas modalidades esportivas. Bem aparelhado, com um quadro de excelentes treinadores que a cidade tem como poucas. A decisão de se construir esse centro esportivo seria um gol de placa, porque além de revelar futuros campeões tem o condão de promover e dar oportunidades para jovens ganharem o mundo e pelo esporte conquistarem também o acesso aos estudos superiores, aqui ou em qualquer universidade no exterior, as quais valorizam muito o atleta de excelente desempenho.