Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ecotroca garante destino correto para reciclaveis

A apresentação do projeto foi marcada pela alegria e descontração das biólogas

A partir de junho a população terá endereço certo para descartar lâmpadas, pilhas e baterias. O projeto Ecotroca disponibilizará cinco postos de coleta em toda a cidade.


Realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e a Mabel, o projeto tem como objetivo recolher os materiais que são considerados altamente poluidores e prejudiciais à saúde.


O descarte de materiais como lâmpadas, pilhas e baterias são considerados um problema geral, já que pilhas e baterias têm poder radioativo e nas lâmpadas há o mercúrio.


Trabalhando a sensibilização e a mobilização, as escolas do município estão recebendo apresentações de teatro e palestras voltadas a conscientização sobre meio ambiente.

O objetivo é fazer que, por dos alunos, o tema atinja a todos os núcleos, já que as crianças geralmente levam o que aprenderam na escola para casa. Segundo a gestora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Maísa Queiroz da Costa, será um incentivo a mais para que os adultos também se mobilizem. “Todos podem contribuir para que os materiais sejam descartados corretamente.

Basta juntar três lâmpadas, mais uma pilha ou bateria, e levar a um dos pontos de troca. Lá as crianças ainda poderão realizar a troca e ganhar um pacote de bolacha, o que servirá como um ‘atrativo’”, explicou.