Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Eleições nos bairros encerram em 2010

Dos 33 bairros apenas quatro já escolheram presidente das Associações de Moradores

Após a nova reordenação, o município deixou de ter mais de 100 bairros e passou a contar com 33. De acordo com o presidente da União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Nelson Ferreira de Medeiros, a nova divisão vai ao encontro ao plano diretor. “Agora já estamos na fase de corrigir os endereços. Antes apenas duas quadras formavam um bairro, agora estamos nos reorganizando. Com a readequação, Vila Nova e Jardim Alvorada são considerados os maiores bairros da cidade”.

Jardim Alvorada, Santa Luzia, Santa Rita e Paranapungá já realizaram as eleições de bairro. Medeiros explica que a pretensão é que até janeiro de 2010 todos os 33 representantes já estejam escolhidos. “É um pouco demorado, pois ainda faltam muitos bairros. Pretendemos soltar o edital em agosto e até outubro ter dez novos presidentes. Até janeiro do ano que vem, espero concluir a etapa”, enfatiza.

Para votar, os moradores precisam levar comprovantes de residência e assinar um termo de responsabilidade. “Como já tivemos problemas em eleições passadas, agora há o termo que deve ser assinado, sobre pena de responder judicialmente. Às vezes as pessoas podem se confundir com a divisão, por isso, no edital também vamos disponibilizar um mapa, para que não existam dúvidas”.

Com a nova divisão, por exemplo, o Santa Luiza englobou os bairros Ipacaraí, Jardim Progresso, Vila Vicentina e Jacarandá. “Vejo toda essa mudança com positividade. Existiam muitos bairros e agora está unificado. É possível se localizar, antes procurávamos os endereços, mas dificilmente encontrávamos”.

NECESSIDADES

Infraestrutura, saúde, segurança e lazer continuam sendo os requisitos mais pedidos em vários bairros da cidade. Medeiros explica que o campeão de pedidos é a pavimentação asfáltica, mas em sua opinião os espaços de lazer continuam sendo os mais necessários. “Vejo muita gente querer asfalto, mas penso que se não existir uma atenção especial para a parte de lazer, o esporte no município vai enfraquecer. A população ainda pede por posto de saúde e posto policial. São as necessidades básicas”, afirma.

Segundo ele, o ideal seria que todos os bairros se assemelhassem ao Paranapungá. “Lá existe creche, escola, área de lazer, posto de saúde e asfalto, tudo que nossa população quer”.

Medeiros lembrou ainda que por ser uma cidade em expansão a quantidade de Centros Comunitários ainda é muito pequena. “Temos oito centros comunitários e para o tamanho de nossa cidade teríamos que ter mais. A vantagem daqui é que temos pessoas boas e interessadas, tem gente que faz da própria casa um centro. São pessoas com esse interesse que geralmente querem ser presidente dos bairros”, finaliza.