Veículos de Comunicação

Educação

Em dois anos Reme ampliou em mais de 1.500 o número de vagas

Escolas e CEI’S atendem em 99% a necessidade de vagas no município

A Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME) ampliou em 1.577 o número de vagas, entre o período de 2013 a 2015. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), ampliou escolas e entregou novos CEI’S, possibilitando o aumento de oferta de vagas. O ano de 2015 iniciou com 14.544 alunos matriculados na REME até a última terça-feira, 10.

Em 2013, a REME tinha 12.967 alunos matriculados. Porém, a partir de 2014, a SEMEC passou a ofertar mais vagas com a ampliação de três escolas e dois CEI’S e entrega de três novos CEI’S.

No ano passado, o Departamento de Infraestrutura e Administração Escolar da Semec, realizou adequações em diversos prédios para atender a demanda por vagas. Foram entregues os novos CEI’S Interlagos, Neife de Souza Lima e Clarinda Dias.

O Distrito de Arapuá passou a contar com uma extensão do CEI Cida Castro. Já o CEI Nova Alvorada recebeu três novas salas de aula.

ESCOLAS

A Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, recebeu construção de uma nova cozinha, três salas de aula e de banheiros. A Escola Nelson Custódio recebeu quatro novas salas de aula e uma biblioteca. Já a Elson Lot Rigo recebeu construção de quatro novas salas, banheiros, quadra poliesportiva coberta e uma sala de informática.

O secretário da SEMEC, professor Mário Grespan, informou que a oferta de 8645 vagas no Ensino Fundamental I e II, corresponde de 99% a 100% da necessidade do município. “Em fevereiro de 2015, já alcançamos a meta que estava prevista para 2016, que era atender a demanda por vagas no município. No entanto, caso pais ou responsáveis tenham a necessidade de vagas, basta comparecerem a secretaria que remanejamos para escolas que tenham vagas”.

Dados atualizados da SEMEC mostram que foram ofertadas para Educação Infantil (berçário e o maternal I,II e III, pré I e II) 5405 vagas, correspondendo a 90% da necessidade do município. Para atingir 100%, faltam preencher 107 vagas, entre berçário, os maternais I,II e III (0 a 3 anos). 

Na Educação Especial estão matriculados 10 alunos.

ESTRUTURAÇÃO

Nos períodos de 2013 a 2015 receberão obras também:

– Reforma do CEI Nossa Senhora Aparecida

– Interligação de esgoto em diversas escolas e CEI’S inutilizando fossas

– Instalação de 12 fraldários para banho em diversas CEI’S

– Construção de brinquedoteca na CEI Lilian Márcia

– Construção de biblioteca na Escola Odeir Antônio da Silva.