Veículos de Comunicação

Aedes

Em média, dengue atinge dois moradores por dia

1,2 mil casos suspeitos da doença foram notificados, segundo o relatório, apresentando queda se comparado com as primeiras semanas do mês de janeiro

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta semana aponta que 65 pessoas foram diagnosticadas com dengue, somente neste ano, em Três Lagoas. Em média, a doença atinge dois moradores diariamente no município, segundo relatório. 

 Até o momento 1,2 mil casos suspeitos da doença foram notificados, segundo o relatório, apresentando queda se comparado com as primeiras semanas do mês de janeiro. Dessa forma, o município ainda lidera a lista "vermelha"da Saúde, em Mato Grosso do Sul. 

Somente na quinta semana deste ano, foram 150 casos notificados da doença.  Em todo o ano passado, o município contabilizou mais de cinco mil casos notificados da doença e duas mortes por dengue.

A confirmação dos casos, em sua maioria, foi por meio de exame laboratorial. “Assim que a pessoa é diagnostica com suspeitas da doença, entra imediatamente em tratamento. Inclusive, esses números suspeitos estão diminuindo semana após semana”, explicou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

MUTIRÕES

A pasta destaca que apesar da redução dos casos notificados é necessário manter a atenção sobre os criadouros, que estão dentro das próprias residências. As equipes de agentes de endemias percorrem bairros fazendo mutirões de limpeza e de conscientização.

Nesta semana é a vez do bairro Vila Piloto receber o mutirão de enfrentamento ao Aedes. Equipes da Secretaria de Saúde realizam um “pente fino” em todos os imóveis do bairro para recolher materiais que possam servir de criadouro para o mosquito. Moradores também recebem orientação.