Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Em seis dias, Caravana da Saúde realiza quase 5 mil consultas médicas

Mais de 670 pessoas foram operadas de catarata, apenas entre sexta-feira, 12, e domingo, 14

A terceira etapa da Caravana da Saúde, que começou no dia 9 de junho em Três Lagoas, chegou ao dia de mobilização, na manhã deste domingo (14), com mais de 4.400 consultas médicas realizadas e quase 16.500 procedimentos concluídos. Os números foram contabilizados entre os dias 9 e 14 de junho.

Mais de 670 pessoas foram operadas de catarata, apenas entre hoje e sexta-feira (12). Os números serão ainda mais expressivos, já que a Caravana fica no município até o dia 19 deste mês.

“Vamos chegar a 3 mil cirurgias (gerais), 250 ressonâncias magnéticas, 300 tomografias e 1.350 ultrassonografias até o fim da Caravana no município”, afirmou o governador.

Na cerimônia que marcou o Dia D, o governador Reinaldo Azambuja, frisou a necessidade de levar atendimento a quem aguarda por anos uma cirurgia na fila de espera.

“Levar atendimento para as pessoas, esse é o objetivo da Caravana. E o mais importante é que a Caravana passa, mas a saúde fica. Estamos levando atendimento para quem esperava durante muitos anos. Vamos cuidar dessas pessoas sofridas”, disse Reinaldo.

Nos dois dias de mobilização, chamados de Dia D (sábado e domingo), parceiros como Defensoria Publica, Tribunal de Justiça e Hospital do Câncer atenderam a população com exames médicos, consultas e casamentos civis.

Os atendimentos oftalmológicos seguem até o dia 19 deste mês. Já foram agendadas 900 cirurgias, entre ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.  A Caravana da Saúde atende pessoas da microrregião de Três Lagoas que engloba os municípios de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara e Selvíria.

Convênios

No evento, foram assinados acordos de cooperação entre Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas.

Com o MPE, o objeto do convênio é a mútua cooperação para viabilizar ações de orientação jurídica para garantir o exercício dos direitos sociais e constitucionais “bem como a segurança, liberdade, bem estar, desenvolvimento, igualdade social e a justiça, lutando pelos direitos dos cidadãos, da criança e do adolescente, do idoso, do consumidor, do aposentado, do incapaz, da família, do trabalhador”.

O Tribunal de Contas doou uma ambulância ao Estado que será usada para o transporte de pacientes em todas as etapas da Caravana.