Veículos de Comunicação

Saúde

Em Três Lagoas, 78% dos adolescentes estão com alguma vacina atrasada

Estudo revela que moradores com menos de 15 anos estão deixando de ser vacinados

Crianças estão deixando de ser vacinadas - Divulgação/Agência Brasil
Crianças estão deixando de ser vacinadas - Divulgação/Agência Brasil

Levantamento realizado pela Coordenação de Imunização de Três Lagoas revelou que 78% dos adolescentes com até 15 anos de idade estão com ao menos uma vacina prevista na Caderneta de Vacinação. São doses previstas no calendário de rotina de crianças e adolescentes que devem ser administradas em determinadas faixas etárias.

Entre as crianças com menos de 5 anos os dados também são alarmantes. Conforme o estudo, 22,15% desse público também estão desprotegidos com a falta de alguma imunização de rotina. O total de pessoas com menos de 15 anos com alguma vacina em atraso, em Três Lagoas, é de 7.581. Mais de 6,2 mil deles são adolescentes e 1.341 são crianças.  

De acordo com a responsável pelo setor, Humberta Azambuja, os números são preocupantes. “A não vacinação dessas crianças e adolescentes, além de ser um ato ilegal, pois priva esses de um direito previsto em lei, ainda expõe a doenças e ainda pode colaborar com ressurgimento de doenças já erradicadas, bem como a proliferação de doenças que hoje se tem alto controle”, esclareceu.

MUTIRÃO
Em outubro, um mutirão de vacinação nestes públicos ocorrerá em todas as unidades de saúde da cidade. O Dia D de mobilização nacional será em 16 de outubro.

A ação conta com a parceria do Rotary Club Três Lagoas Cidade das Águas, Rotary Clube Três Lagoas Costa Leste e Rotary Clube Três Lagoas.

Cinco vacinas para crianças e adolescentes

O Ministério da Saúde preconiza uma lista de vacinas para crianças e adolescentes. Veja quais são:

BCG

É aplicada ainda na maternidade. Ela atua para prevenir formas graves de tuberculose.

Hepatite B

Essa dose é aplicada ao nascer e ajuda a prevenir a hepatite B. A depender da situação vacinal, é possível que seja necessário tomar 3 doses dessa vacina em qualquer momento da vida.

Penta

Previne 5 tipos de doença: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e todas as infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B. A vacina é aplicada em 3 doses. 

Febre amarela

É necessária apenas uma dose aos 9 meses de vida. A depender a situação vacinal, uma pessoa ainda pode tomar a vacina até o fim da vida.

Tríplice viral

Evita sarampo, caxumba e rubéola. A dose é aplicada aos 12 meses de vida.