Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Empresário trêslagoense é eleito conselheiro da Fiems

Roberto José Faé é diretor do Grupo Avanti, Corttex e Fatex

O empresário Roberto José Faé, diretor do Grupo Avanti, Corttex e Fatex e que faz parte da diretoria da Sindivestil (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Três Lagoas), foi eleito nesta segunda-feira (30) conselheiro da Diretoria do Sistema Fiems. “É prazeroso fazer parte dessa Diretoria, pois ela reúne os industriais de uma gama representativa de empresas de Mato Grosso do Sul. Na minha avaliação, aqui é uma continuação da nossa casa”, garantiu.

Roberto Faé reforça que o Sistema Fiems é uma entidade atuante e que impressiona pelas inúmeras ações tomadas em benefício do setor industrial sul-mato-grossense. “Estou tomando posse agora e vou analisar para definir as metas de trabalho para o próximo ano, tendo como objetivo contribuir com as indústrias do setor do vestuário de Três Lagoas”, informou.

No entanto, ele já adianta que a principal meta do setor é dar continuidade à parceria mantida atualmente com o Senai de Três Lagoas para qualificar a mão-de-obra da região e atender as demandas das indústrias do município. “Esse é o nosso principal gargalo, capacitar os trabalhadores para trabalhar nas nossas indústrias. Ainda temos muita carência de mão-de-obra qualificada”, disse.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a eleição do empresário Roberto Faé é uma grande aquisição para a atual Diretoria do Sistema Indústria no Estado. “Trata-se de um grande empresário de nível nacional, que entra para o conselho da Fiems para agregar experiência aos demais membros. Essa é a nossa meta, atrair empresários de renome nacional para aliar forças em defesa do setor industrial no Estado”, analisou.

O Grupo

O Grupo Avanti, Corttex e Fatex tem filiais instaladas no município de Três Lagoas, empregando milhares de pessoas. A Fatex, por exemplo, foi fundada em 2005 na cidade e, inicialmente, contava com uma área de seis mil metros quadrados, mas passou por uma ampliação no ano seguinte contemplando hoje uma planta de 18 mil metros quadrados no segmento têxtil.

Apesar de a Fatex ter sido constituída em 2005, o ramo de negocio já está na família de Roberto Faé há mais de 40 anos, pois o pai dele, José Faé, principal dinamizador da empresa, assumia posição de destaque no comércio e indústria têxtil em Americana (SP) na década de 60 por meio da conhecida empresa Depósito de Tecidos Fatex. Hoje, a Fatex, além da indústria em Três Lagoas, montou uma parceria com a Loja Seller, criando 42 lojas de magazines nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Já a Corttex atua no segmento têxtil desde 1976 e sempre se destacou por sua política empreendedora. Ao longo dos anos realizou sucessivas mudanças que contribuíram para a manutenção de nossa competitividade. Exemplos disso são a verticalização de toda a cadeia produtiva e unificação dos setores industriais em uma única planta.

A Avanti está há 10 anos no mercado de têxtil de fios e filamentos de poliéster texturizados, microfibras e fios para tingimento. Estrategicamente localizada em Três Lagoas, a empresa otimiza a logística de recebimento e expedição dos produtos. A participação dela no mercado é de forma progressiva e constantes investimentos em novas tecnologias.

Ela possui uma das mais modernas fábricas de poliéster do Brasil e capacidade produtiva de 2,5 mil toneladas ao mês. A Avanti é uma empresa socialmente responsável, participa ativamente de campanhas em conjunto com a Prefeitura de Três Lagoas, buscando o crescimento e melhoria da população do município.