Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Encontro apresenta políticas públicas para a Melhor Idade

O município de Três Lagoas desenvolve ações de proteção social básica, média e de alta complexidade

Com o objetivo de apresentar e explicar as políticas públicas voltadas para a Melhor Idade, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho reuniu nesta terça-feira (6) cerca de 80 idosos no salão de eventos da Câmara Municipal, os mesmos participam de grupos de convivência do município. A ação faz parte das comemorações do dia do Idoso, e serão desenvolvidas durante todo o mês de outubro.
Na ocasião a turma da Melhor Idade pode tirar suas dúvidas em relação a toda rede de proteção à pessoa idosa. Participaram do encontro técnicos e representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal do Idoso, Secretaria de Saúde, Bolsa Família, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e ainda um advogado que trabalha no apoio à rede.
A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, desenvolve a Política Municipal do Idoso conforme preconisa o Estatuto do Idoso e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no sentido de assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração familiar e participação efetiva na sociedade enquanto cidadão.
Cumprindo seu papel, o município de Três Lagoas desenvolve ações de proteção social básica, média e de alta complexidade, desempenhando sua habilitação plena. A articulação com as demais políticas públicas demonstra compromisso e efetividade das ações direcionadas à pessoa idosa.

Direitos e benefícios

Durante a explanação, os técnicos da rede falaram sobre aposentadoria, Estatuto do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atuação do Conselho Municipal do Idoso, bem como a descentralização dos atendimentos à pessoa idosa através dos CRAS Vila Piloto, São João e Interlagos.
Outro assunto abordado foi o centro de referência de saúde do idoso, onde funcionará a Clínica do Idoso, anunciada no início deste mês pela prefeita Simone Tebet (PMDB). O local irá dispor de atendimento geriátrico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, atividades como ginástica e hidroginástica, dentre outros.
No encontro também foi reiterado o aviso sobre o recadastramento no Programa Bolsa Família, que deve ser feito até o dia 31/10 para que a pessoa não perca o benefício.

CREAS

Fazendo parte da rede de proteção, o CREAS desempenha papel fundamental. Seu trabalho é atuar quando os direitos da pessoa são violados, atendendo a denúncias e fazendo acompanhamentos.
De acordo com a psicóloga do CREAS, Cláudia Minako Murita, a pessoa idosa precisa de atendimento especial devido às mudanças vindas com a idade. “Este é o nosso processo natural. Hoje vocês chegaram à fase da senescência, que é a idade avançada com saúde, e é para isso que existem as políticas públicas, para que todos os seus direitos sejam garantidos, em especial a convivência familiar e com a comunidade, a saúde, e a qualidade de atendimento e transporte”, apontou Cláudia.
Conforme a diretora do Departamento de Cidadania, Sônia Lúcia Santos, outros encontros e ações serão realizados no decorrer deste mês.