Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Encontro de negócios gera R$ 2 milhões em acordos

Representantes de mais de 60 micros e pequenas empresas participaram da rodada de negociações

A rodada de negociações do 1º Encontro de Negócios de Fornecedores e Indústrias de Três Lagoas fechou com saldo mais que positivo. Segundo a gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Bolsão, Márcia Rocha, a estimativa é de que a rodada de negociações, realizada na manhã de ontem (24), na sede da instituição, tenha gerado em torno de R$ 2 milhões em negócios para os próximos 12 meses.

“Por ser o primeiro encontro, os resultados foram acima do esperado. Mas agora também depende dos fornecedores irem atrás. Este foi o primeiro contato, cabe a eles dar sequência”, destacou.

O resultado do encontro foi apresentado no período da tarde, em coletiva realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae.

A rodada de negociações, segunda etapa do encontro, teve início às 8 horas. De imediato, os fornecedores tiveram a oportunidade de conhecer de perto as empresas ancoras, participantes do evento. Cada representante teve um tempo de 20 minutos para fazer uma breve explanação sobre o empreendimento e também apresentar as necessidades e dificuldades da indústria de fechar negócio com o pequeno empreendedor. “Esta etapa foi muito importante.

Foram poucas as vezes que vimos as empresas se abrirem da maneira como foi feita, apresentando dificuldades, formas de compras e outros detalhes. Mostra que todos estavam abertos para negociar”, completou Márcia Rocha.

Após o término das apresentações, o Sebrae deu início à rodada de negociações. Em uma sala fechada, empresas âncoras e fornecedores negociaram produtos e prestação de serviços.

Entre os pequenos empresários, estava a proprietária de uma lavanderia industrial, Priscila Maioli. A empresária chegou a Três Lagoas há três anos, já trazida pela construção do complexo de celulose e papel International Paper e Fíbria, e agora tenta ampliar o número de clientes. “Este encontro serviu para mostrar às grandes indústrias que elas não precisam buscar serviços fora.

Apenas como exemplo, descobri agora, que muitos não sabiam que a Cidade possui quatro lavanderias. Aproveitando os serviços daqui, aumenta o giro de dinheiro dentro da Cidade”, destacou.

Quando entrevistada, Priscila aguardava para entrar na rodada de negociações. Ela apresentou propostas para a Klin e Petrobras. “Mesmo que o negócio não seja fechado hoje, apenas o primeiro contato com estas grandes empresas já basta”, destacou.

Mesmo assim, muitos negócios foram fechados ainda dentro da rodada. Este foi o caso uma oficina mecânica que saiu com dois consertos de carro garantidos.

PESQUISA

Para a vice-prefeita, Márcia Moura, secretaria de Desenvolvimento Econômico, um dos motivos para o sucesso do encontro foi a pesquisa realizada antes ao evento. “Este evento visa valorizar os fornecedores de serviço de Três Lagoas e foi idealizado após uma solicitação das próprias grandes empresas, que relataram a dificuldade de conhecer os micro e pequenos empresários da Cidade. Em seguida, realizamos uma pesquisa para saber a necessidade das grandes indústrias da Cidade”.

A pesquisa também serviu de base para o Sebrae traçar quais seriam os fornecedores convocados. “É importante deixar claro que a rodada foi feita baseada na necessidade das indústrias para que outros fornecedores não se sintam excluídos do processo. Mas, mesmo com a pesquisa, não foi tão simples mobilizar alguns micros e pequenos empresários. A resistência e o medo ainda existem”.

Entre os fornecedores que participaram do evento, estavam representantes do ramo da construção civil, hidráulica e elétrica, metal-mecânica, montagem industrial, alimentação, lavanderia e serviços (jardinagem, limpeza e etc).
Conforme a gerente do Sebrae, o próximo passo será a implementação do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), implantado neste ano em parceria com setor privado e Município.

A avaliação final da rodada de negociações será obtida na próxima segunda-feira (30). Na data, o Sebrae se reunirá, separadamente, com as empresas ancoras e com os fornecedores. O objetivo é traçar quais foram as dificuldades e receber sugestões dos envolvidos.