Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Enfermeiras fazem parto domiciliar em gestante que faria cesariana

Moradora de Arapuá deu à luz a um menino neste domingo com o apoio das enfermeiras

Moradora de Arapuá deu à luz a um menino neste domingo com o apoio das enfermeiras - divulgação
Moradora de Arapuá deu à luz a um menino neste domingo com o apoio das enfermeiras - divulgação

As enfermeiras Karen Priscila Lima e Idalina Candida realizaram neste domingo (7), no Distrito de Arapuá, em Três Lagoas, um parto normal que, a princípio, seria cesariana.

Lotadas na Unidade Básica de Saúde “Altair Cabral Trannin”, no próprio distrito, as enfermeiras acompanharam a gestação da jovem Karolayne Martins Rocha.  A enfermeira Idalina foi solicitada para verificar a situação da gestante. “Com apoio da enfermeira Karen, nos deparamos com a mãe já em início de trabalho de parto. Solicitamos o apoio de uma ambulância do Samu, mas não daria tempo de deslocarmos até o hospital de Três Lagoas. Então, decidimos auxiliá-la ali mesmo. Com muita técnica e experiência, conseguimos fazer o parto do Lorenzo, que nasceu saudável e lindo”, contou Idalina.

O parto de Lorenzo tinha sido marcado para o próximo dia 11, através de uma cesariana, mas graças ao trabalho das enfermeiras, a mãe não precisou passar pelo procedimento cirúrgico. “Sem nenhum instrumento ou equipamento, apenas com as técnicas que aprendemos e com o atendimento humanizado, fizemos o parto normal. Estas surpresas nos mostram que a enfermagem se aprende e se vive no dia a dia”, disse Karen.