Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Enxadristas três-lagoenses se preparam para Nacionais

Na categoria para atletas de 7 a 12 anos, o campeão geral foi João Vitor Prado

Os jovens enxadristas de Três Lagoas estão se preparando para desde já para duas grandes competições nacionais do esporte. No final de maio e começo de junho acontecem as duas principais competições do xadrez para os jovens: o Festival Nacional para Crianças (Fenac) e o Festival Nacional Juvenil (Fenaj).


De acordo com a treinadora da equipe, a professora Maria Aparecida Cirillo, a primeira competição acontece nos dias 30 de abril, 1, 2 e 3 de maio, em Londrina (PR) e deverá reunir os principais enxadristas mirins de todo o Brasil. Ela está confiante em retornar com bons resultados. “Hoje, nossos atletas são referencia no Estado. Temos ótimos enxadristas bons, de alto nível, dois deles já foram para o Panamericano. E estamos procurando por mais, sempre”, disse.


Até o momento, a equipe da Cidade será composta por seis atletas: Julia Yumi, Flávia Hasegava, Paulo Berti, José Galvani, Maria Eduarda Galvani e Maria Luiza Leal.


O grupo foi selecionado para representar o Município por meio dos resultados em campeonatos e torneios em outros estados – em Mato Grosso do Sul, não há um evento esportivo estadual oficial destinado aos atletas mirins. No entanto, Maria Aparecida explica que o número pode aumentar. “Estes atletas são os que já confirmaram presença. Mas estamos à procura de novos talentos”, completa.


Além disso, Três Lagoas também será representada no Fenarj. Nesta competição, destinada a adolescentes, a equipe três-lagoense de xadrez deverá levar mais de dez atletas. O evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de junho, em Santa Catarina.


A classificação dos enxadristas, tanto no Fenarj quando no Fenarc, irá garantir uma vaga para os jogos PanAmericanos. A melhor colocação da equipe no campeonato foi em 2007, quando os atletas retornaram conquistaram o terceiro lugar em duas modalidades. No mesmo ano, os atletas Dudu e Paulinho Berti fizeram parte da equipe três-lagoense no Pan.

MUNICIPAL

Enquanto o Campeonato Brasileiro não chega, os enxadristas de Três Lagoas aproveitaram a realização do 1º Festival de Xadrez para colocar as técnicas em prática. O evento aconteceu na quarta-feira passada (8), na escola Hemersino Alonso Gonzalez-Funlec e reuniu em torno de 45 atletas entre 7 e 16 anos do Município.


“Esta é a melhor forma de manter nossos atletas no ritmo das competições. Além disso, estes torneios são essenciais para a descoberta de novos talentos a serem lapidados”, explica a treinadora.


O Festival foi dividido em sub-8, sub-10 e sub-12 e sub-14 e absoluto, para os mais experientes. As diversas modalidades, explica Maria Aparecida, se deve ao cuidado de colocar crianças no mesmo nível para disputar entre si. No final, todos ganharam medalhas. O objetivo foi incentivá-los, principalmente os menores, a continuarem no esporte.


Na categoria para atletas de 7 a 12 anos, o campeão geral foi João Vitor Prado, com 4,5 pontos. Já na categoria 14 a 16 anos, Eduardo Narvaez foi o campeão, com cinco pontos. (R.P)