Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escola do campo recebe educação ambiental

Palestras foram realizadas em Vera Cruz concluindo o trabalho de Formação de Monitores Mirins Ambientais

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) em parceria com a Administração Municipal realizou, no dia 26 de novembro, palestras para os alunos do 5° ao 9° ano da escola de campo Antonio Camargo Garcia, na fazenda Vera Cruz.

Proferida pelo administrador Frank Celestino, a palestra teve como tema “Meios de Comunicação, Drogas e Violência no Mundo Moderno”. Na sequência, e fazendo link com a apresentação de Frank, a técnica Natalina Conceição Sebastiani apresentou uma discussão sobre o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”.

Outra palestra com a bióloga Leila Aparecida Barbosa Andreolli, no dia 7/10, tratou da importância do reflorestamento ciliar, e interagiu com os alunos sobre os aspectos positivos que o reflorestamento traz para os rios, nascentes, ar, solo e o ambiente como um todo.

Essa é uma continuidade do curso de Formação de Monitores Mirins Ambientais realizado entre os dias 30/08 e 04/09 de 2009 pela bióloga Marlene Pereira Pinto Ferreira. Mas diferente do curso, que tinha vagas limitadas, as palestras foram abertas para todos os alunos.

Monitores Mirins Ambientais

O curso de Formação de Monitores Mirins Ambientais teve duração de 45 horas e atendeu aproximadamente 40 alunos do 5º ao 9º ano que conheceram diversos temas socioambientais.

Com aulas teóricas, filmes, atividades lúdicas, saídas a campo e trabalho em grupos, os alunos aprenderam sobre: as políticas ambientais da CESP; a importância da produção da energia elétrica; impactos ambientais; a interação fauna e flora; educação, meio ambiente e ação política; recursos hídricos, bacias hidrográficas; resíduos sólidos; respeito e solidariedade; stress na adolescência; e cidadania e meio ambiente.

Para as aulas práticas, os estudantes saíram a campo percorrendo os córregos e as matas, podendo observar processos de erosão e assoreamento, além de visitarem uma mini usina hidrelétrica na fazenda vizinha da escola.
Os alunos também foram a Ilha Solteira/SP e lá conheceram a Usina Hidrelétrica da CESP, o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira, a Cooperativa de Coleta Seletiva de Lixo, e a Usina de Reciclagem de papel.

Desenvolvendo Projetos

Durante todo o curso os alunos aprenderam a elaborar projetos de Educação Ambiental.

No encerramento, os grupos apresentaram os seguintes projetos para a região: coleta seletiva na área rural e recuperação da nascente do córrego Vertente; recuperação do córrego Bebedouro; e embelezamento e arborização da Escola Antonio Garcia Camargo.

Este trabalho é resultado da parceria entre a CESP, através da Divisão de Gerenciamento de Reservatórios (OAR), Divisão de Manutenção e Conservação de Ecossistemas (OAE), junto a Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dentro do “Guardiões: Projeto Nascente”, que é coordenado pelo professor Urbano Rodrigues Azambuja.
A bióloga Marlene Pereira Pinto Ferreira explicou que a CESP e a Prefeitura de Três Lagoas buscam o desenvolvimento de ações extremamente importantes para preservação e conservação do meio ambiente.

“São os alunos, professores e direção da Escola Antonio Garcia Camargo pensando globalmente e agindo localmente”, finalizou Marlene.