Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escola Municipal integra pais e alunos em Projeto Folclórico

Troca de conhecimentos e valorização da cultura local são os principais objetivos do projeto

Muito mais do que valorização da cultura local, a Escola Municipal Gentil Montalvão conseguiu ultrapassar os limites do muro da escola e integrar alunos e família em um evento que valoriza a cultura folclórica. Além das tradicionais pesquisas em sala, este ano os alunos inovam e apresentam trabalhos feitos pelas mães. O Projeto Folclórico – Feira de Produtos Artesanais da Região, acontece sexta-feira (21), das 7h às 17h, no pátio da escola.

Segundo a diretora, Maria José Ciriaco, esta é uma maneira de integrar pais e alunos no contexto social e escolar. “Aqui eles podem trocar conhecimentos. Trabalhamos muito na pesquisa e confecção do que será apresentado e esperamos um retorno dos pais que serão convidados a prestigiarem nosso evento”, explicou.

Durante todo o dia os convidados terão acesso aos os produtos confeccionados pela comunidade, como peças de cerâmica, dobraduras, quadros entalhados, telas, crochê, entre outros. “Além de valorizar o folclore queremos valorizar a nossa população, principalmente os pais”, comentou.

Com 545 alunos, a escola atende os bairros Interlagos, Ipacaraí, Bela Vista, Santa Luzia, Cohab Violeta e Alto da Boa Vista. Todas as turmas participam da ação. Na sexta-feira será servido um almoço. “Como primamos pela comida típica escolhemos arroz carreteiro. Também serviremos alguns tipos de chás caseiros”, completou.

As mães que comparecerem ao evento recebem como lembrança um livro de receitas típicas, produzido pelos alunos do 5º ano. “Eles estão pesquisando as melhores e vão montar o livro”, enfatiza.

O projeto interno culmina em uma apresentação, onde 12 alunos do 5º ano apresentam a um dança típica sul-mato-grossense, Siriri do Pantanal, na 24ª Festa do Folclore de Três Lagoas.Para a diretora esta é mais uma ação que contribui para o desenvolvimento dos alunos. “É nossa responsabilidade não deixar essa cultura morrer. Com esse tipo de evento conseguimos passar o valor, e dar continuidade para que esses conhecimentos não sejam esquecidos”.

FESTA DO FOLCLORE

Mais um evento tradicional acontece no município este final da semana. De 20 a 23 de agosto a Cidade realizada a 24ª Festa do Folclore. O evento já é considerado um ponto de disseminação e promoção da cultura que busca preservar valores históricos que ajudam a contar a trajetória cultural da cidade.

A novidade este ano é a realização do Encontro Municipal de Folia de Reis, paralelo a Festa do Folclore.

As apresentações da Folia de Reis estão marcadas para o dia 22 de agosto. Entre as atrações estão comidas típicas, artesanato, shows e parque de diversões. Hoje, às 16 horas acontece o tradicional Desfile de Carroças Estilizadas. Durante toda a festa também se apresentam a Banda Othoni, Orquestra de Violeiros, Pinocchio Acordeonista, Sérgio Reis e Lia Mayo.