Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escolas preparam Festival da Cultura Afro-Brasileira

Representantes das escolas, UFMS e AEMS começaram a definir programação do evento

O Festival da Cultura Afro-Brasileira, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através do Departamento de História, está marcado para o período de 16 a 21 de novembro.

Para definir a programação, representantes das escolas públicas (municipais e estaduais), particulares e das Faculdades AEMS e UFMS reuniram-se na manhã de ontem (2) no auditório do Núcleo Tecnológico de Educação (NTE), no colégio Afonso Pena.

“O convite para participarem do Festival foi enviado a todas as escolas do Município, Estado e particulares, incluindo as Faculdades”, informou a professora Cidinha Mariano, do Departamento de Cultura.

“Nesta reunião, vamos ouvir e anotar as propostas que os representantes das escolas irão dar para definirmos, depois, a programação do Festival”, explicou Cidinha.

O primeiro passo foi constituir uma Comissão Organizadora do evento. Caberá a essa comissão elaborar a programação, baseada naquilo que as escolas pretendem apresentar.

“A idéia do Festival da Cultura Afro-Brasileira surgiu em fevereiro, proposto pelo Departamento de História da UFMS, com o intuito de preservarmos a riqueza dos valores culturais e artísticos da raça negra, em Três Lagoas”, observou Cidinha.

Nesse mesmo período, estará acontecendo na Cidade o projeto “MS em Cena”. O projeto cultural de apresentação itinerante de peças de teatro, pelas cidades do interior do Estado, é também uma parceria da UFMS com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS).

“A coincidência dos dois eventos, nessa mesma semana, irá certamente fortalecer a cultura no Município, envolvendo toda a população”, avaliou Cidinha.
Entre as propostas iniciais, surgiu a idéia de se promover um desfile para escolha da beleza negra de Três Lagoas e que as Escolas Municipais e Estaduais recebam durante o período do Festival, a visita e apresentação da Escola de Samba de Três Lagoas, a mesma que desfila no Carnaval.