Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Esse ano, 109 ciclistas já se envolveram em acidentes

No município estima-se que existam mais de 42 mil ciclistas

O número de acidentes envolvendo bicicletas continua subindo em Três Lagoas. Dados da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, revelam que em 2006 o número de acidentes envolvendo ciclistas foi de 155. Em 2007 houve um aumento e número ficou em 171. Com relação ao de 2008, os dados da Polícia Militar somam 242. Em 2009, até o dia 30 de junho, 109 acidentes já foram registrados, um número próximo do total registrado durante os 12 meses de 2006.

A maioria dos acidentes envolvendo ciclistas é causada por desatenção e imprudência. Entre as vias que concentram mais ocorrências estão as avenidas Capitão Olinto Mancini, Filinto Muller e Clodoaldo Garcia. As ruas Egidio Thomé e Paranaíba também fazem parte das estatísticas negativas. 

Para a chefe da divisão de Educação no Trânsito, Creusa Ramos Monteiro Ferreira, o ciclista deve atuar como qualquer outro condutor, levando em consideração que suas obrigações referentes as normas de circulação são as mesmas, tanto para automóvel, quanto para motocicleta e bicicleta.

 “Eu costumo usar a frase ciclista inteligente não provoca acidente. Com isso quero chamar atenção para que eles saibam que também são responsáveis pelo trânsito que temos. Todas as ações tomadas por eles refletem diretamente na qualidade de quem faz uso das vias”, comenta.

Segundo Creusa, a principal infração cometida por quem anda de bicicleta é o avanço no semáforo. “Passar no sinal vermelho ganha em disparada nas atitudes erradas dos ciclistas. Em seguida, o maior problema está no comportamento utilizado nas ruas, quando eles andam em grupos, não em fila indiana, como é o indicado. Andar na contra mão também compõe o quadro de erros, que é finalizado com o excesso de peso, quando mais de duas pessoas estão na bicicleta”, ressalta.