Veículos de Comunicação

Data

Feriado da Consciência Negra é revogado

Desde 2011, no dia 20 de novembro era celebrado esse feriado municipal em Paranaíba, mas em dezembro de 2020 deixou de ser

m 2020 Maioria dos estabelecimentos comerciais de Paranaíba funcionou - Talita Matsushita
m 2020 Maioria dos estabelecimentos comerciais de Paranaíba funcionou - Talita Matsushita

O Dia da Consciência Negra não é mais considerado feriado Municipal em Paranaíba, desde 22 de dezembro de 2020, quando foi publicada revogação do inciso XV do artigo 179 da Lei que instituiu o feriado. A Lei Complementar foi assinada pelo ex-prefeito Ronaldo José Severino de Lima e a solicitação foi feita pela Associação Empresarial de Paranaíba.

Desde  2011, o dia 20 de novembro era celebrado esse feriado municipal. No ano passado o comércio local ficou dividido quanto ao seu funcionamento, porém, grande parte decidiu abrir os seus estabelecimentos comerciais. A Acip (Associação

Empresarial de Paranaíba) publicou informativo de que iria seguir a legislação municipal e não teria expediente. Funcionários de indústrias e do comércio ficaram em dúvida quando ao cumprimento da lei. A data é comemorada oficialmente no país desde 2011, pela Lei 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra. 
Evento

Na data, acontece em Paranaíba o 14º Open de Capoeira, que é organizado pelo Grupo de Capoeira Guerreiros da Senzala. O evento que acontece no Dia da Consciência Negra e homenageará a advogada e ativista do movimento ne-gro, Olinézia Moreira, morta no dia 22 de agosto vítima de infarto.