Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fiscalização de trânsito aumenta

Bafômetros foram distribuidos pelo Detran e Sejusp para alguns municípios, inclusive Três Lagoas

Desde junho de 2008, quando entrou em vigor a Lei Seca, o número de multas por embriaguez ao volante vem crescendo em todo o Estado. Em janeiro deste ano, foram 116 multas, 20% mais que o mesmo período de 2008 (93 multas). Esse crescimento é resultado do cerco ao condutor infrator, através de fiscalização de trânsito.
No ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) doou 24 bafômetros à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que foram distribuídos para as cidades do interior do Estado e para Campo Grande. A Sejusp também comprou 20 bafômetros, 12 foram entregues à Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) de Campo Grande e os outros oito foram entregues à PRE de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

EMBRIAGUEZ
Além da multa de R$ 955 e dos sete pontos na certeira, os motoristas flagrados com mais de dois decigramas de álcool por litro de sangue vão presos e podem responder criminalmente. Dados da Sejusp revelam que desde a implantação da Lei Seca, 1.189 condutores foram autuados por dirigirem embriagados em todo o Estado.
Nestes primeiros meses de 2009, o Detran-MS começou a punir os condutores flagrados dirigindo alcoolizados, depois da implantação da Lei Seca. Até hoje (18), 27 motoristas já tiveram suas CNHs suspensas. Outros 237 processos por embriaguez ao volante estão em andamento no Detran-MS.
A diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, explica que os motoristas tiveram suas CNHs suspensas só agora porque existem vários prazos para recursos e notificações que devem ser cumpridos. “Existem vários prazos para recursos, o que acaba aumentando o tempo conclusão do processo”, afirma Elizabeth. Depois que a CNH é suspensa, o infrator não poderá dirigir durante um ano e terá que fazer curso de reciclagem para condutores infratores, oferecido pelo Detran-MS.
Segundo informações da Sejusp, até a metade deste ano, mais 156 bafômetros chegarão ao Estado como parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.