Veículos de Comunicação

Vacina

Força tarefa busca aumentar o índice de vacinação contra gripe em Três Lagoas

Cobertura vacinal na cidade está acima da média do Brasil, mas abaixo do proposto pelo Programa Nacional de Imunização

imunizante  contra gripe está liberado para pessoas de todas as idades. - Divulgação
imunizante contra gripe está liberado para pessoas de todas as idades. - Divulgação

O índice de cobertura vacinal em Três Lagoas, de um modo geral, está acima da média do cenário em todo o Brasil.Mas, por outro lado, está abaixo do que foi proposto pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O programa do Ministério da Saúde tem como principal objetivo garantir melhor qualidade de vida à população para prevenir doenças por meio das vacinas.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, os índices da vacinação contra a meningite, por exemplo, estão em 82,73% para crianças de 1 ano, e 71,23% para adolescentes entre 11 e 14 anos. Quanto à vacina do HPV, que tem como público alvo os adolescentes de 11 a 14 anos, a porcentagem de imunização é de 84,36% para as meninas, já em relação aos meninos, o número está abaixo, com apenas 38,80%. 

Gripe

Com as temperaturas mais baixas, o número de pessoas com problemas respiratórios aumenta nesta época do ano. Assim como em todo o Brasil, o número de pessoas vacinadas contra a gripe em Três Lagoas está abaixo do que o esperado. Na cidade, 33.163 moradores receberam as doses da vacina contra a gripe até o momento. O dado representa o percentual de apenas 54,25%. As puérperas foram as que menos receberam a vacina, representando 26,05% de cobertura.

“Nós estávamos com uma cobertura em torno de 30%. Fizemos várias atividades de busca ativa nas últimas duas semanas e conseguimos subir de 30% para 54%, porém o preconizado pelo Ministério é de 90%. Então, as pessoas ainda não parecem estar atentas a importância de manter o calendário vacinal em dia”, ressalta Azambuja. 

Devido a esse cenário, a Campanha de Vacinação, que se encerraria no final do mês de maio, foi prorrogada até o final de junho.

Benefícios das vacinas 

As vacinas evitam diversos tipos de doenças e infecções, pois a transmissão diminui e protege as pessoas.. Outros benefícios são a redução do número de atendimentos em postos de saúde e hospitais, redução de gastos com medicamentos, diminuição de hospitalizações e de mortes. Por isso, as vacinas têm uma grande importância, não só de forma individual, mas para a saúde coletiva e bem-estar de todos. 

“A gente faz um chamado para que as pessoas tomem as vacinas para evitarem doenças. A vacina é gratuita e o remédio que se paga, muitas vezes tem um custo alto e a gente não encontra nas farmácias. É um custo muito maior para curar de uma doença”, reforça Azambuja.